Menu
SADER_FULL
terça, 15 de junho de 2021
Busca
Brasil

Funasa divulga levantamento sobre desnutrição de crianças índias

13 Jan 2010 - 10h55Por Dourados News

A Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul divulgou ontem um levantamento sobre a real situação nutricional das crianças de zero a cinco anos acompanhadas pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde nas aldeias Bororó e Jaguapirú em Dourados.
De acordo com dados atualizados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI/MS, dos 11.784 índios guarani/kaiowá das aldeias Bororó e Jaguapirú, 1.949 são crianças com idade entre zero e cinco anos. Do universo total, foram diagnosticadas 18 crianças (0,92%) com muito baixo peso (< P1) e outras 142 (7,28%) na faixa nutricional de baixo peso (entre P1 e P3).
A somatória dos percentuais de crianças com baixo peso nas aldeias Bororó e Jaguapirú é de 8,2%, índice abaixo de 10%, aceitável pela Organização Mundial de Saúde – OMS, para população não indígena.
Cada caso envolvendo crianças com muito baixo peso, está sendo monitorado com avaliação, pesagem e registro da melhora ou agravamento do diagnóstico pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde da Funasa, através de visitas domiciliares diárias realizadas pelos profissionais de saúde e Agentes Indígenas de Saúde.
“Apesar de toda assistência prestada pela Funasa nas aldeias, sabemos que a questão social hoje é um agravante para o avanço dos trabalhos, pois acaba sempre prejudicando a melhora dos indicadores de saúde. Mesmo assim, estamos conseguindo manter os índices de mortalidade infantil. Em 2008 foram 36 mortes de crianças menores de cinco anos para cada 1000 nascidas vivas, e o fechamento de 2009 não deverá ser maior”, destacou Flavio Britto, coordenador regional da Funasa de Mato Grosso do Sul.
Britto afirmou que não faltam veículos para prestar assistência aos indígenas, nem profissionais credenciados e medicamentos. Destacou também a assiduidade do governo do Estado na entrega da cesta básica com 27,5 quilos de alimentos, que contém até proteína animal (charque). “É fundamental trabalharmos em parceria. O governador André Puccinelli entrega os alimentos sempre na última semana do mês nas aldeias da região de Dourados. O cronograma de janeiro prevê a distribuição na Jaguapirú dia 28 a partir das 7 horas da manhã e na Bororó dia 29”, esclareceu o coordenador

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14
CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal