Com objetivo de preservar o meio ambiente com iniciativas ecologicamente corretas nos locais de trabalho e apoiar as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a Superintendência Estadual da Funasa em Mato Grosso do Sul (Suest-MS) retomou, neste mês de Abril, as atividades voltadas às coleta seletiva do lixo produzido na sede da entidade em Campo Grande.
Essa atividade consistiu nos membros da Comissão da Coleta Seletiva Solidária da Funasa de MS conhecerem uma cooperativa de catadores, através de uma visita, realizada nesta última quarta-feria, 13.04, à Coopervida, uma cooperativa para onde são destinados os recicláveis recolhidos em diversas empresas e instituições na Capital de Mato Grosso do Sul.
Na Suest-MS, já estão sendo programadas diversas atividades de sensibilização com os colaboradores, conforme declara Wanderley Guenka, responsável pelo Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Funasa de MS: “Vamos começar com um trabalho educativo com os servidores, como reuniões, palestras e campanhas. Passaremos nos setores para conscientizar nossos colegas sobre a importância da separação dos materiais”.
Após a separação, a Funasa repassará o material reciclado para Associações ou Cooperativas interessadas em serem destinatárias dos resíduos recicláveis. Essas entidades devem ter o Contrato Social, comprovando que ela é exclusivamente constituída por catadores de materiais recicláveis, que tenham a catação como única fonte de renda, não possuir fins lucrativos, e declarar que possui infra-estrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados e apresentar o sistema de rateio entre os associados e cooperados.
“Na Superintendência da Funasa de MS, a Comissão tem como meta dar continuidade e supervisionar a coleta dos resíduos recicláveis descartados aqui produzidos, como papéis, por exemplo, destinando-os às associações e cooperativas de catadores. Essa ação visa, ainda, diminuir a destinação de resíduos para os aterros e lixões, minimizando diversos impactos ambientais”, afirma o superintendente Estadual da Funasa de MS Flavio Britto.
A lei nº. 5.940, que cria um projeto para a captação de lixo reciclável, assinada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no dia 25 de Outubro de 2006. Além da Funasa, através de suas Superintendências Estaduais no país, todas as administrações públicas federais, diretas e indiretas, devem participar do programa de coleta seletiva solidária.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?

Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar

Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
