Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

FUNASA de MS realiza atividade de reciclagem solidária

15 Abr 2011 - 15h22Por Dourados Informa

Com objetivo de preservar o meio ambiente com iniciativas ecologicamente corretas nos locais de trabalho e apoiar as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a Superintendência Estadual da Funasa em Mato Grosso do Sul (Suest-MS) retomou, neste mês de Abril, as atividades voltadas às coleta seletiva do lixo produzido na sede da entidade em Campo Grande.

Essa atividade consistiu nos membros da Comissão da Coleta Seletiva Solidária da Funasa de MS conhecerem uma cooperativa de catadores, através de uma visita, realizada nesta última quarta-feria, 13.04, à Coopervida, uma cooperativa para onde são destinados os recicláveis recolhidos em diversas empresas e instituições na Capital de Mato Grosso do Sul.

Na Suest-MS, já estão sendo programadas diversas atividades de sensibilização com os colaboradores, conforme declara Wanderley Guenka, responsável pelo Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Funasa de MS: “Vamos começar com um trabalho educativo com os servidores, como reuniões, palestras e campanhas. Passaremos nos setores para conscientizar nossos colegas sobre a importância da separação dos materiais”.

Após a separação, a Funasa repassará o material reciclado para Associações ou Cooperativas interessadas em serem destinatárias dos resíduos recicláveis. Essas entidades devem ter o Contrato Social, comprovando que ela é exclusivamente constituída por catadores de materiais recicláveis, que tenham a catação como única fonte de renda, não possuir fins lucrativos, e declarar que possui infra-estrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados e apresentar o sistema de rateio entre os associados e cooperados.

“Na Superintendência da Funasa de MS, a Comissão tem como meta dar continuidade e supervisionar a coleta dos resíduos recicláveis descartados aqui produzidos, como papéis, por exemplo, destinando-os às associações e cooperativas de catadores. Essa ação visa, ainda, diminuir a destinação de resíduos para os aterros e lixões, minimizando diversos impactos ambientais”, afirma o superintendente Estadual da Funasa de MS Flavio Britto.


A lei nº. 5.940, que cria um projeto para a captação de lixo reciclável, assinada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no dia 25 de Outubro de 2006. Além da Funasa, através de suas Superintendências Estaduais no país, todas as administrações públicas federais, diretas e indiretas, devem participar do programa de coleta seletiva solidária.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados