Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Funasa de MS participa de reunião sobre saúde indígena

14 Set 2010 - 10h44Por Dourados News
A Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funasa/MS) participa nesta quarta-feira (15/09) em Brasília na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) de uma Oficina de Planejamento das ações para o fortalecimento do Serviço de Saúde.

Serão dois dias de reuniões e apresentações de painéis sobre vigilância e segurança alimentar e nutricional com pesquisadores e técnicos de outras instituições, como a Universidade de Campinas (UNICAMP), IBFAN-Brasil e FIOCRUZ.

A Funasa desde o final do ano passado vem realizando um estudo sobre a situação nutricional de indígenas que vivem em dois estados com perfis epidemiológicos, geografia e etnias distintas. Este trabalho é apoiado por representantes de cinco agências das Nações Unidas no Brasil (OPAS, UNICEF, PNUD, OIT e FAO) com intuito de discutir a implementação de ações na Atenção Básica à Saúde dos povos indígenas.

As regiões avaliadas para inclusão de ações específicas voltadas ao combate da desnutrição, mortalidade infantil e acompanhamento de gestantes, estão localizadas em Mato Grosso do Sul (que possui a segunda maior população indígena do país), mais especificamente nas aldeias do município de Dourados e no Distrito Sanitário Especial Indígena da região Alto Solimões, na Amazônia, extremo norte do país, onde se concentra a maioria da população e o acesso mais difícil à execução das ações de saúde.

O Projeto financiado por um fundo espanhol, consiste em reduzir casos de desnutrição e mortalidade infantil na população indígena, utilizando novas técnicas na alimentação inclui também ações de capacitação voltadas à Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), visando maior integração dos técnicos responsáveis pela Assistência à Saúde da população indígena.

A Coordenação Regional de Mato Grosso do Sul participará do evento com a presença de sete profissionais de saúde convidados pela OPAS que desenvolvem trabalhos voltados à comunidade indígena em todo Estado (68 mil índios de oito etnias), como o ex-diretor do Departamento de Saúde Indígena (DESAI), Wanderley Guenka, que ajudou a implantar desde 1999 as primeiras ações de saúde em Mato Grosso do Su, o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-MS) Nelson Olazar, o chefe das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) Zelik Trajber, o enfermeiro Newton Gonçalves Figueiredo e os nutricionistas Sheila Gomes do Prado, Antônio Passoni e Antônia Flores.

A apresentação que terá como referência o Pólo Base de Dourados (MS), será realizada às 9h40 do dia 15, no auditório da sede da OPAS em Brasília.

A apresentação seguinte agendada para 10h10, vai abordar os resultados das ações alcançadas no Distrito Sanitário de Alto Solimões no Amazonas, e será feita pelo Chefe do DSEI Plínio da Cruz.
De acordo com o Coordenador Regional da Funasa de MS Flavio Britto, “este convite da OPAS celebra o reconhecimento de todas as ações e programas de saúde desenvolvidos pelo DSEI de MS, principalmente sobre vigilância nutricional às crianças indígenas da região sul, reduzindo sensivelmente os quadros de desnutrição e morte”, ressaltou Britto.

“Hoje alcançamos um índice de mortalidade infantil no Pólo-Base de Dourados inferior a 20/1000 nascidos vivos, que em 2000 era de 141/1000, o que ressalta a importância do Projeto para a melhoria na saúde indígena. O interesse e apoio de todas essas entidades em melhorar os índices de saúde da comunidade indígena do Estado é um incentivo a mais para o trabalho de nossas equipes”, destaca Wanderley Guenka.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste