Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de janeiro de 2021
Busca
JAPÃO

Fukushima tem iodo radioativo 1.250 vezes superior ao padrão

26 Mar 2011 - 05h54Por Terra

Um índice de iodo radioativo 1.250 vezes superior ao padrão foi encontrado no mar próximo à central nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, informou neste sábado (26) a Agência de Segurança Nuclear. A descoberta pode retardar a retomada das operações de resfriamento dos reatores, explica a agência.

O índice de iodo 131 já estava 126 vezes acima do padrão na terça-feira passada no litoral próximo à central de Fukushima Daiichi. O governo japonês decretou então um reforço no controle sobre peixes e mariscos procedentes da costa atingida.

"Um alagado com água altamente contaminada foi encontrado sob o prédio da turbina do reator 1", disse um responsável da agência. "A razão exata (da presença da água radioativa) não está clara, mas pode ser que a água da bacia do reator tenha vazado por tubos ou válvulas com problemas entre o reator e o prédio da turbina".

Há também até um metro de água sob os prédios das turbinas dos reatores 2 e 4 objeto de análise por parte da agência. Três operários com botas de borracha foram contaminados na quinta-feira em um alagado muito radioativo em torno do reator 3, e dois estão hospitalizados com queimaduras nos pés.

Técnicos, bombeiros e militares trabalham dia e noite em Fukushima Daiichi para reduzir a temperatura nos reatores e restabelecer os sistemas de refrigeração na central visando evitar uma catástrofe nuclear de grandes proporções.

Fukushima Daiichi, situada 250 km a nordeste de Tóquio, foi varrida por um tsunami de 14 m que interrompeu o fornecimento de energia e provocou o colapso na refrigeração dos reatores, após a paralisação das bombas d'água, iniciando uma crise nuclear. O primeiro-ministro japonês admitiu na sexta-feira que a situação segue "imprevisível" em Fukushima.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras