Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Forças Armadas iniciam a Operação Jauru III em MS e PR

23 Nov 2006 - 09h24

O Ministério da Defesa iniciou nesta quinta-feira, no sul de Mato Grosso do Sul e noroeste do Paraná, a “Operação Jauru III” que conta com a participação do Exército, Marinha e Aeronáutica sob comando único do CMO (Comandante Militar do Oeste). Também participam da Operação diversos Órgãos de Segurança Pública e de fiscalização fazendária e ambiental que atuam na região que engloba uma extensa faixa da fronteira brasileira de 1.290 quilômetros num total de 3,5 mil homens.

No caso de Mato Grosso do Sul, os militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, a “Brigada Guaicurus”, desenvolve a partir desta quinta-feira a fase principal da Operação Jauru III. Pelo menos 1,5 mil homens e 160 viaturas começam a atuar em cidades de Mato Grosso do Sul com distância de até 150 quilômetros da fronteira, em uma faixa de aproximadamente 650 quilômetros de extensão.

Este ano a operação vai até a próxima terça-feira e conta com o auxílio de três aeronaves oriundas do Exército de Taubaté (SP), além soldados de Campo Grande. A função dos militares é auxiliar os órgãos de segurança pública visando coibir o tráfico de drogas, o contrabando, crimes ambientais e qualquer tipo de ilícitos no Brasil, além de possibilitar um maior entrosamento no trabalho conjunto das Forças Armadas com os órgãos responsáveis pela repressão aos ilícitos fronteiriços.

Em conjunto

Para o cumprimento dos objetivos formulados estão presentes na região da operação os seguintes órgãos estaduais e federais: PM (Polícia Militar), PRE (Polícia Rodoviária Estadual), PMA (Polícia Militar Ambiental), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Receita Estadual, Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), DOF (Departamento de Operações da Fronteira), MPF (Ministério Público Federal), PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Receita Federal, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Durante a operação o Exército disponibiliza um serviço de Ouvidoria que tem a finalidade de receber sugestões, através do telefone (67) 3427-2936, sendo que o Disque Denúncia funciona através do 0800-647-4177 (24 horas). De acordo com o CMO, a finalidade da operação é adestrar a tropa para atuar, caso se faça necessário, em curto espaço de tempo e em caráter episódico, em conjunto com os outros órgãos de segurança pública no apoio ao combate aos ilícitos de fronteira.

Histórico

O nome da operação é inspirado no “Marco do Jauru”, um peça arquitetônica esculpida em Lisboa que, desde 1883, está na Praça do Rio Branco, em frente à Catedral de São Luiz, em Cáceres (MT). Ele é composto por oito peças de pedra de lioz, sendo estas: o soco, a base, o corpo (dividido em duas peças), o vértice pontiagudo, a cruz, e duas coroas situadas acima dos brasões de armas (estas estão desaparecidas).

Cido Costa/Dourados Agora

Foi erigido, inicialmente, em 15 de janeiro de 1754, às margens do rio Paraguai com a barra do rio Jauru, para fins de demarcação dos limites da América Meridional entre os domínios português e espanhol, de acordo com o Tratado de Madrid, assinado em 17 de janeiro de 1750.

 

 

Mídia MAx

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS