Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Fluminense vence e frustra planos do Atlético-MG

30 Out 2009 - 08h12Por Globo Esporte

Euforia e decepção. Na disputa entre a equipe que luta pelo título do Brasileirão e a que sonha escapar do rebaixamento, melhor para o Fluminense. Diante de 12.037 fiéis torcedores que enfrentaram chuva e pagaram ingresso, o Tricolor fez 2 a 1 no Atlético-MG, nesta quinta-feira, no Maracanã, pela 32ª rodada, e manteve viva a esperança de seguir na elite do futebol brasileiro em 2010.

Por outro lado, o Galo não apenas perdeu como viu o Palmeiras vencer o Goiás e abrir quatro pontos de vantagem no topo da tabela. Com 53 pontos, o time mineiro caiu para a terceira colocação e volta a jogar fora de casa na próxima rodada: contra o Esmeraldino, domingo, às 16h, no Serra Dourada, em Goiânia.

Na parte de baixo da tabela, a distância do Flu para o Botafogo, primeira equipe fora do Z-4, segue a mesma, de cinco pontos. Entretanto, a vitória serve como uma injeção de ânimo para os tricolores, que chegam a seis partidas sem derrotas e aos 30 pontos na competição, apesar de ainda se manterem na lanterna. Com a mesma pontuação, o Sport leva vantagem no número de vitórias: 7 a 6. Na próxima rodada, o compromisso tricolor é contra o Cruzeiro, também domingo, às 16h, no Mineirão.

Mais bem disposto, Flu abre o placar com Fred

O Fluminense começou o jogo partindo para cima do Atlético-MG e deixou o adversário acuado. Marcando forte, o Tricolor se mantinha no campo de ataque, mas criava pouco. Maicon, em velocidade pela direita, era o jogador mais efetivo. No entanto, nada que assustasse a zaga mineira.

A inoperância dos donos da casa fez com que o Atlético-MG passasse a se arriscar mais na frente. Aos nove, Thiago Feltri apareceu bem pela esquerda e cruzou para Diego Tardelli, que tentou escorar para o gol e foi travado por Gum. No minuto seguinte, Jorge Luiz deu o primeiro sinal de que sua noite não seria das melhores. Ao tentar recuar para Carini, o zagueiro desviou do goleiro uruguaio, mas conseguiu se recuperar a tempo de evitar um gol contra.

Aos 13 minutos, Tardelli teve mais uma oportunidade e, apesar de Cuca dizer que não faria marcação individual, percebeu que Gum não sairia da sua cola. O atacante recebeu de Carlos Alberto e emendou de primeira. A bola parou no zagueiro novamente.

Apesar de mais organizado, o Atlético-MG sofria com a falta de ritmo de Ricardinho, muito mal em campo. Foi quando o Flu voltou a impor seu ritmo veloz e tomou conta da partida. Aos 21, Diguinho arriscou de longe, e Carini só olhou, torcendo para que a bola saísse à esquerda de seu gol. Em seguida, quem tentou de fora da área foi Maicon, também levando perigo.

Esperança tricolor, Fred apareceu bem pela primeira vez aos 30. Ele recebeu de costas para o gol, girou rápido, mas errou o alvo. Três minutos depois, não teve perdão. Maicon trocou de lado, fez boa jogada pela esquerda e tentou o cruzamento. Jorge Luiz esticou o braço e cometeu pênalti. Na cobrança, Fred fez a paradinha e deslocou Carini: 1 a 0 e corações “jogados” para a torcida na comemoração.

O Fluminense seguiu no ataque. Aos 36, Mariano descolou bom cruzamento, e Gum apareceu como uma flecha para testar rente ao travessão. Apático, o Galo ressurgiu aos 45 com um chute de Éder Luís, que não chegou a levar perigo à meta de Rafael. O arqueiro deixou o campo no intervalo exaltando a atuação tricolor.

- Está lindo ver o time jogar.

Gol-relâmpago garante vitória tricolor

Na volta para o segundo tempo, o Flu mal deixou o Galo respirar. Logo aos 50 segundos, a dupla de argentinos funcionou. Equi Gonzalez encontrou Conca livre na grande área. O meia dominou, levantou a cabeça e deslocou Carini para ampliar.

A vantagem, no entanto, fez o Tricolor recuar e chamar o Galo para o ataque. Aos cinco minutos, Ricardinho cobrou falta com perigo, e Rafael fez boa defesa. Dois minutos depois, após cobrança de escanteio, o goleiro tricolor falhou e deixou a bola livre para Diego Tardelli cabecear e marcar o seu 17º gol no Brasileirão - ele agora é o artilheiro isolado da competição, à frente de Adriano. Pouco depois, Márcio Araújo chutou de muito longe e assustou.

Com o jogo novamente equilibrado, o Fluminense se arrumou defensivamente e passou a apostar nos contra-ataques. Aos 15, Fred fez o papel de pivô e rolou para Mariano soltar uma bomba e tirar tinta da trave. Na sequência, quem concluiu com perigo foi Maicon, em jogada individual pela direita.

Com a partida novamente controlada, o Tricolor quase entregou aos 22. Dieguinho se enrolou todo ao tentar fazer o corte de cabeça e presenteou Éder Luis. O atacante atleticano invadiu a área, mas tocou fraco nas mãos de Rafael. Em um contragolpe, o time carioca por muito pouco não fez o terceiro aos 28. Mariano cruzou na medida, e Fred cabeceou com firmeza. Carini fez milagre.

O goleiro uruguaio voltou a aparecer com destaque aos 33 após bomba de Fred dentro da área. No desespero, Tardelli passou a tentar resolver a partida sozinho e, aos 35, chutou forte de longe para a defesa de Rafael. Aos 43, Éder Luis, sozinho na grande área, pegou mal na bola e isolou, após bobeada da zaga tricolor. Foi o suspiro final do Galo, que perdeu Jorge Luiz expulso e viu o sonho de assumir a liderança ir por água abaixo em meio ao temporal no Maracanã. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS