Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Fluminense faz 3 a 0, mas perde novo título para a LDU

3 Dez 2009 - 09h54Por G1

A festa foi da LDU. Novamente. Pelo segundo ano consecutivo, o time equatoriano comemorou um título sul-americano no Maracanã. Mas o Fluminense deixou o gramado de cabeça erguida, aplaudido pela torcida e aos gritos de "Time de guerreiros". O Tricolor lutou, correu e batalhou até o fim. E quase conseguiu o primeiro "milagre" neste fim de temporada.

A vitória por 3 a 0 não foi suficiente. Faltaram dois gols para conquistar a Copa Sul-Americana - mais um no tempo normal levaria a partida para a prorrogação. Como venceu por 5 a 1 a primeira partida, a LDU ficou com a taça, como em 2008, quando levou, nos pênaltis, o título da Taça Libertadores diante de mais de 80 mil tricolores. Após a partida, os jogadores do Fluminense deram as mãos e foram até o meio-campo agradecer o apoio dos torcedores.

A LDU terminou a partida com nove jogadores, e o time das Laranjeiras teve o ídolo Fred expulso por reclamação, já no fim do segundo tempo. Agora, o Tricolor se prepara para a última batalha da temporada - a busca pelo "milagre" que resta este ano. No domingo, às 17h (de Brasília), o time enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, para fugir da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Depois de passar 26 rodadas na zona de rebaixamento, a equipe passou a respirar com a goleada sobre o Vitória, no último fim de semana, e precisa apenas de um empate para seguir na elite do futebol nacional.

Antes de a partida começar, uma linda festa no Maracanã. A torcida tricolor fez um belo mosaico com a frase "Eles têm altitude, vocês têm a gente". Sinalizadores nas cores verde e vermelho surgiram quando os jogadores entraram em campo. Junto deles uma faixa agradecendo o apoio dos tricolores: "Obrigado, torcida tricolor. Por vocês vamos lutar até o fim".

O time entrou em campo com uma surpresa. Apesar de o técnico Cuca ter liberado a escalação oficial com a presença do zagueiro Cássio, o time titular tinha Adeílson no ataque. Estratégia para enganar o adversário, mas a Conmebol pode multar o clube por isso. Com o jogador, o Fluminense ficava mais ofensivo. Deixava o 3-5-2 e passava a atuar no 4-3-3, com o atacante aberto pela esquerda e Alan pela direita. Fred ficava mais centralizado na área.

 

Empurrado pela torcida, o Fluminense começou pressionando. Diogo arriscou o chute, mas a bola foi para fora. Depois. Fred recebeu um bom passe, mas o árbitro parou o jogo marcando um impedimento que não existiu.

Mas, aos 13 minutos, Diguinho fez o primeiro gol tricolor, e o Maracanã explodiu em euforia. O volante arrancou e chutou da entrada da área. A bola desviou em Araujo e enganou o goleiro Alexander Dominguez, que não teve tempo de reagir e tentar a defesa. Fluminense 1 a 0.

Para esfriar a partida, a LDU utilizava um expediente nada esportivo. Os jogadores desmontavam em campo e pediam atendimento médico a todo instante. O goleiro Dominguez fez isso duas vezes nos primeiros 15 minutos. A situação tricolor melhorou aos 17 minutos, quando Ulises De la Cruz fez falta violenta em Diguinho no meio-campo. O árbitro paraguaio Carlos Amarilla não pensou duas vezes e expulsou direto o jogador da LDU.

 

Enquanto os jogadores da equipe equatoriana reclamavam com o juiz, Fred ia até a lateral do campo e pedia mais apoio da torcida. Já o técnico Cuca se preocupou em pedir calma ao zagueiro Gum, que já tinha recebido cartão amarelo em um lance muito parecido.

 

Com um jogador a menos, a LDU se fechou completamente e abriu mão de atacar. O técnico Jorge Fossati tirou o atacante Calderón e recompôs o meio-campo com Pedro Larrea. O time equatoriano passou a deixar apenas Bieler na frente e se defendia com nove jogadores atrás da linha da bola.

 

O Fluminense passou a ter, então, muitas dificuldades para furar o bloqueio equatoriano. O time insistia em bolas cruzadas para a área, que eram sempre cortadas pelos zagueiros. A torcida tricolor ainda tentava atrapalhar o goleiro Dominguez mirando um laser contra o seu rosto.

 

Os chutes da intermediária não tinham direção. Quando a equipe carioca se acalmou e esqueceu um pouco a ansiedade, voltou a criar boas oportunidades. Aos 31 minutos, o árbitro Carlos Amarilla anulou o segundo gol de Diguinho seguindo a marcação do auxiliar Emigdio Ruiz. O meia havia feito de cabeça após o cruzamento de Mariano. Mas ele realmente estava adiantado, em posição de impedimento.

 

Aos 40, Fred teve uma chance de ouro. O atacante recebeu na área e chutou rasteiro de virada. A bola ia entrar no canto esquerdo, mas o goleiro Dominguez se esticou todo e conseguiu evitar o gol. Mas na segunda oportunidade, o artilheiro não perdoou. Após ótimo passe de Alan, Fred entrou livre na área e deu um toque sutil na saída do goleiro equatoriano. Fluminense 2 a 0, aos 43 minutos. E a esperança da torcida aumentava.

Veio o intervalo, e os jogadores tricolores não desceram para o vestiário. Ficaram reunidos no banco de reservas escutando as orientações do técnico Cuca. Assim, eles também sentiam o apoio da torcida, que não parava de gritar "Guerreiros, guerreiros... Time de guerreiros".

Gum faz o terceiro, mas time não consegue tirar a vantagem da LDU

Junto com o segundo tempo veio a chuva, que molhou o gramado e aliviou um pouco o calor no Rio de Janeiro. O Fluminense não mudou. E logo com 30 segundos, a primeira chance de fazer o terceiro. Mariano cruzou pela direita, o goleiro Dominguez se enrolou com a bola molhada, e, na sobra, Alan chutou na rede pelo lado de fora.

Logo depois, Larrea tocou com a mão na bola dentro da área. O árbitro não marcou o pênalti a favor do Fluminense. Mas deu cartão amarelo para o goleiro Dominguez por retardar a reposição de bola. Aos seis minutos, Fred cobrou falta da intermediária, com violência, mas o goleiro equatoriano defendeu firme, sem rebote.

Aos 12 minutos, Cuca tirou Adeílson e colocou Ruy no meio-campo. E no primeiro lance, ele quase marcou o terceiro gol. Mas a cabeçada bateu no pé da trave direita de Dominguez. O tempo passava, e o nervosismo tricolor só aumentava. E também a cera equatoriana a cada oportunidade. Faltavam três gols, e as oportunidades eram cada vez mais raras. Em uma delas, Conca pecou pelo preciosismo. Livre na entrada da área, o meia tentou colocar a bola em vez de soltar uma bomba. E o chute foi fraco, no centro do gol, para fácil defesa de Dominguez.

Aos 22 minutos, Raphael entrou no lugar de Diogo. O Fluminense melhorou. Após sobra na área, Conca soltou a bomba, e o goleiro equatoriano fez uma defesa espetacular. Mas na cobrança de escanteio não teve jeito. Mariano jogou a bola para a área, e o zagueiro-artilheiro Gum cabeceou para fazer o terceiro gol tricolor. O relógio marcava 27 minutos. O Maracanã tremeu.

Eufórica, a torcida tricolor passou a empurar o time. Mas aí um lance infantil de Fred esfriou o clima. O ídolo tricolor perdeu a cabeça após a marcação de uma falta boba na lateral do campo, reclamou muito com o árbitro Carlos Amarilla e quase lhe deu uma cabeçada. Resultado, acabou expulso. E saiu reclamando e gesticulando bastante.

 Agência/Reuters

Fred perde a cabeça e discute com o árbitro Carlos Amarilla, que acabou expulsando o jogador

Assim, bateu o desespero no Fluminense. E a LDU teve a chance de "acabar" com a partida. Reasco recebeu totalmente livre, na cara do gol. Mas o meia tentou dar um toque de categoria, exagerando no preciosismo, por cima do goleiro Rafael, que se esticou todo e fez a defesa para o alívio do torcedor.

 

A esperança tricolor voltou quando Jairo Campos segurou Diguinho e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso. Restavam 11 minutos para o Fluminense tentar o quarto gol e levar a partida para a prorrogação. A torcida até que empurrou, mas o time não conseguiu furar o bloqueio da LDU.

 

Aos 49 minutos, no desespero, o goleiro Rafael foi para a área tentar o gol em uma cobrança de falta. Mas não deu c

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis