Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

Flamengo e SP brigam para ter técnico mais vitorioso do Brasileiro

11 Nov 2009 - 14h43Por Globo Esporte

Durante o Campeonato Brasileiro, como já é de costume, diversas trocas de técnicos movimentaram o mercado do futebol. Estas mudanças foram significativas no desempenho dos times dentro da competição. Dois treinadores podem se orgulhar de ter tido um papel fundamental em reestruturar suas equipes e colocá-las na briga pelo troféu de campeão: Andrade, comandante do Flamengo, e Ricardo Gomes, técnico do São Paulo. Ambos assumiram a tarefa de organizar o elenco que tinham em mãos e superar o descontamento com os que os precederam no cargo. E os números mostram que tiveram sucesso: cada um possui 65% de aproveitamento dos pontos disputados, a melhor marca entre todos os treinadores que participaram do campeonato.

Além de Flamengo e São Paulo serem favoritos ao título do Brasileirão, ao lado de Palmeiras e Atlético-MG, também estarão em uma disputa pessoal para ver quem será o técnico mais vitorioso desta edição 2009. Celso Roth corre por fora com o terceiro melhor aproveitamento: 55%. O ponto favorável ao comandante do Galo é o fato de ele estar empregado desde a primeira rodada, mérito para poucos. Apenas cinco podem se orgulhar de ter participado de todos os jogos de seus times: além de Roth, Adilson Batista (Cruzeiro), Silas (Avaí), Mano Menezes (Corinthians) e Hélio dos Anjos (Goiás).

Andrade dirigiu pela primeira vez o time rubro-negro na partida contra o Santos, na Vila Belmiro, no dia 26/07. E o resultado não poderia ser melhor, vitória por 2 a 1, decretando o fim de um jejum na competição: foi a primeira vitória do Flamengo na Vila em Brasileiros. De lá para cá, os resultados pesaram na valorização de Andrade no cargo: foram 12 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Marca bem superior a de seu antecessor, Cuca (13 jogos, quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas).

Ricardo Gomes assumiu o posto de Muricy Ramalho na equipe tricolor logo após a eliminação na Libertadores, diante do Cruzeiro. No Brasileirão, o tricampeão Muricy comandou a equipe do Morumbi em seis partidas: foram quatro empates, uma derrota e apenas uma vitória. Ricardo Gomes conseguiu formatar o Tricolor de acordo com o seu estilo tático e hoje colhe os frutos do bom trabalho:em 27 partidas, conquistou 15 vitórias, empatou sete vezes e perdeu cinco. Mais importante: lidera o Brasileirão com um ponto à frente do Palmeiras.

Muricy e Luxemburgo decepcionam

Técnicos com nome e carreira de peso no futebol brasileiro, Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo não estão tão bem colocados na lista. Após deixar o comando do São Paulo com um aproveitamento ruim nas seis primeiras rodadas, Muricy fez 20 partidas pelo Palmeiras: teve oito vitórias, seis empates e seis derrotas. Apesar de ser o vice-líder com o Verdão, não teve desempenho tão destacado assim no total: 48%. Luxemburgo deixou o comando do Palmeiras tendo disputado sete partidas: venceu três, empatou três e perdeu um jogo. O desempenho no Santos tem sido irregular: oito vitórias, sete empates e sete derrotas. Aproveitamento total de 50% dos pontos disputados.

Outro desempenho que merece destaque é o do técnico Tite, ex-Internacional. Antes de Mário Sérgio assumir o Colorado, Tite vinha tendo bom desempenho: 55% de aproveitamento. Marca que o coloca ao lado de Celso Roth na terceira colocação do ranking de técnicos. Mas isto não foi suficiente para convencer a direção colorada.

Na lanterna do ranking está o técnico Renato Gaúcho, que teve desempenho muito fraco nas dez partidas que dirigiu o Fluminense: conquistou apenas 20% dos pontos que disputou. No número de jogos disputados, Estevam Soares lidera com 35 no total, 18 pelo Barueri e 17 pelo Botafogo (incluindo uma partida contra o Cruzeiro que foi adiada no 1º turno). Desempenho total de apenas 38%.

 

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança