Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

FINEP aprova projeto de incubadora da UFGD

24 Nov 2009 - 09h06Por Fátima News, com Assessoria

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho (Unitrabalho), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UNB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), teve a proposta de incubadora aprovada na linha “Incubadoras de empreendimentos econômicos solidários”, no valor de R$ 850 mil, no Edital Chamada Pública MCT/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL – PNI/PRONINC 03/2009.

 

 

Essa incubadora ficará sob a coordenação local da Profa. Dra. Marisa de Fátima Lomba de Farias, da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD, que também é da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFGD) que vem desenvolvendo ações em grupos nos assentamentos rurais com a mesma perspectiva da metodologia de incubadoras (incubação, monitoramento e avaliação).

 

 

No total, o Edital MCT/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL – PNI/PRONINC 03/2009 aprovou investimentos da ordem de R$ 14 milhões para formação de redes de incubadoras em duas linhas: “Incubadoras de empresas de base  tecnológica” em vários Estados , inclusive no Mato  Grosso do Sul, e “Incubadoras de empreendimentos econômicos solidários” incubados prioritariamente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. O valor aprovado será aplicado de acordo com as ações e metas definidas no projeto por cada instituição envolvida.

 

 

O objetivo é construir uma rede de incubadoras de empreendimentos econômicos solidários e sustentáveis na região Centro-Oeste, de modo a ampliar o intercâmbio de conhecimentos, metodologias e produções cientificas. Ao fortalecer o diálogo entre as incubadoras da região, é possível expandir a aplicação de metodologias de incubação e ferramentas adequadas para a autogestão de cadeias produtivas.

 

 

Segundo a professora Marisa Lomba, o projeto pauta-se nos princípios da economia solidária e propõe trocar experiências acerca de produção, comercialização, consumo solidário e compras públicas, dentre outros. Duas etapas que estruturam o projeto: a prospecção de metodologias, técnicas e tecnologias, que no caso são compreendidas no âmbito do projeto como tecnologias sociais; e a disseminação destes conhecimentos entre os empreendimentos econômicos solidários para a constituição de habilidades necessárias para a autogestão de cadeias e redes solidárias.

 

 

As ações da Incubadora demonstram uma inserção social da universidade e, gradativamente, cria mecanismos de inclusão social e econômica de grupos em situação vulnerável.

 

 

A Incubadora atua pautada nos princípios da Economia Solidária, permite criar um processo educativo e dialógico para fora da UFGD, e amplia o diálogo com a sociedade. Ela está presente em diversos projetos da instituição, envolve docentes e discentes de várias Faculdades que colaboram para o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.

 

 

A professora avalia que a aprovação deste projeto fortalece sobremaneira as ações da Incubadora e da própria UFGD que incentiva projetos e iniciativas pautados nos princípios da economia solidária e voltados à sociedade, principalmente por envolver outras instituições.

 

 

Ampliam-se assim, as ações interinstitucionais e as trocas de experiências, incentivando a construção de conhecimentos mais dinâmicos e ao mesmo tempo, com respeito às especificidades de grupos e localidades.

 

 

Para além disso, procura-se, com a execução de projetos como este, o fortalecimento da Incubadora, além de criar mecanismos para a efetivação de relações mais solidárias, de respeito às diferenças e de troca-construção-reconstrução de saberes.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto