Menu
SADER_FULL
sábado, 19 de junho de 2021
Busca
Brasil

FINEP aprova projeto de incubadora da UFGD

24 Nov 2009 - 09h06Por Fátima News, com Assessoria

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho (Unitrabalho), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UNB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), teve a proposta de incubadora aprovada na linha “Incubadoras de empreendimentos econômicos solidários”, no valor de R$ 850 mil, no Edital Chamada Pública MCT/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL – PNI/PRONINC 03/2009.

 

 

Essa incubadora ficará sob a coordenação local da Profa. Dra. Marisa de Fátima Lomba de Farias, da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD, que também é da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFGD) que vem desenvolvendo ações em grupos nos assentamentos rurais com a mesma perspectiva da metodologia de incubadoras (incubação, monitoramento e avaliação).

 

 

No total, o Edital MCT/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL – PNI/PRONINC 03/2009 aprovou investimentos da ordem de R$ 14 milhões para formação de redes de incubadoras em duas linhas: “Incubadoras de empresas de base  tecnológica” em vários Estados , inclusive no Mato  Grosso do Sul, e “Incubadoras de empreendimentos econômicos solidários” incubados prioritariamente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. O valor aprovado será aplicado de acordo com as ações e metas definidas no projeto por cada instituição envolvida.

 

 

O objetivo é construir uma rede de incubadoras de empreendimentos econômicos solidários e sustentáveis na região Centro-Oeste, de modo a ampliar o intercâmbio de conhecimentos, metodologias e produções cientificas. Ao fortalecer o diálogo entre as incubadoras da região, é possível expandir a aplicação de metodologias de incubação e ferramentas adequadas para a autogestão de cadeias produtivas.

 

 

Segundo a professora Marisa Lomba, o projeto pauta-se nos princípios da economia solidária e propõe trocar experiências acerca de produção, comercialização, consumo solidário e compras públicas, dentre outros. Duas etapas que estruturam o projeto: a prospecção de metodologias, técnicas e tecnologias, que no caso são compreendidas no âmbito do projeto como tecnologias sociais; e a disseminação destes conhecimentos entre os empreendimentos econômicos solidários para a constituição de habilidades necessárias para a autogestão de cadeias e redes solidárias.

 

 

As ações da Incubadora demonstram uma inserção social da universidade e, gradativamente, cria mecanismos de inclusão social e econômica de grupos em situação vulnerável.

 

 

A Incubadora atua pautada nos princípios da Economia Solidária, permite criar um processo educativo e dialógico para fora da UFGD, e amplia o diálogo com a sociedade. Ela está presente em diversos projetos da instituição, envolve docentes e discentes de várias Faculdades que colaboram para o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.

 

 

A professora avalia que a aprovação deste projeto fortalece sobremaneira as ações da Incubadora e da própria UFGD que incentiva projetos e iniciativas pautados nos princípios da economia solidária e voltados à sociedade, principalmente por envolver outras instituições.

 

 

Ampliam-se assim, as ações interinstitucionais e as trocas de experiências, incentivando a construção de conhecimentos mais dinâmicos e ao mesmo tempo, com respeito às especificidades de grupos e localidades.

 

 

Para além disso, procura-se, com a execução de projetos como este, o fortalecimento da Incubadora, além de criar mecanismos para a efetivação de relações mais solidárias, de respeito às diferenças e de troca-construção-reconstrução de saberes.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado