Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 9 de julho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Financiamento estudantil terá 213 mil vagas em 2005

12 Jul 2004 - 14h01
O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) vai abrir 50 mil novas vagas para 2005. Ao todo serão R$ 98 milhões em investimentos feitos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Caixa Econômica Federal. As instituições de ensino superior que desejarem participar desse processo terão de 26 de julho a 6 de agosto para formalizar sua adesão. Na segunda etapa, os candidatos ao financiamento poderão fazer suas inscrições entre 16 de agosto e 10 de setembro.
As inscrições serão realizadas pela internet, nos endereços do MEC (www.mec.gov.br) ou da Caixa (www.caixa.gov.br). O estudante que quiser se inscrever deverá possuir CPF próprio, não sendo permitida a apresentação do CPF do responsável legal (pai ou mãe). Além disso, o aluno deverá estar regularmente matriculado em curso credenciado no Fies. Será obrigatória a apresentação da Declaração de Isenção de Imposto de Renda Pessoa Física, para os candidatos e membros do grupo familiar que já são obrigados a fazê-la pelas normas da Secretaria da Receita Federal.
A novidade do próximo processo seletivo será o critério de seleção com o acréscimo de 20% no Índice de Classificação (IC) para candidatos de raça/cor negra, a exemplo daquele já concedido aos candidatos vindos de escolas públicas e àqueles que são professores do ensino básico. O candidato negro nascido antes de 1975 deverá apresentar sua certidão de nascimento onde constava o item que determinava a cor dos bebês, os nascidos depois dessa data poderão apresentar a certidão de nascimento dos pais.
O Fies mantém, hoje, cerca de 163 mil estudantes em 1.332 instituições privadas de ensino superior. Apenas para manter esses estudantes já contratados, o programa desembolsará, durante o ano de 2004, cerca de R$ 655 milhões. A receita do Fies é composta de recursos das loterias administradas pela Caixa Econômica Federal, do Orçamento Geral da União e pelo pagamento dos financiamentos já concedidos.
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

BORA PRA BONITO - MS???
Bonito (MS) irá operar com tarifa de baixa temporada até 18 de dezembro e descontos de até 60%
BONITO - MS - REABERTURA COM SEGURANÇA
Hotel Águas de Bonito te espera com toda segurança e responsabilidade, bora pra Bonito (MS)?
SUSPEITOS COVID-19
Veja autoridades que se reuniram com Bolsonaro nos últimos dias, de acordo com a agenda oficial
ABSURDO
Indígena com Covid-19 sofre aborto espontâneo e recebe feto em garrafa de soro
VITIMA DA COVID 19
Após ficar 3 dias a espera de UTI Cacique xavante líder das causas indígenas morre com Covid-19
AUXILIO EMERGENCIAL
Caixa libera saques e transferências dos aprovados no terceiro lote nascidos em fevereiro
URGENTE - PRESIDENTE COM COVID-19
URGENTE: Bolsonaro testa positivo para coronavírus
PRESIDENTE NA LINHA
Bolsonaro está com sintomas de covid-19 e aguarda resultado de exame
CICLONE BOMBA
Efeitos do Ciclone: mais de 12 mil residências ainda estão sem energia elétrica
LIVE
Mulher de Porchat não foi a única: veja outros casos de nudez em lives