Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 27 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Filme aponta farsa e diz que "polvo vidente" morreu durante Copa

28 Out 2010 - 17h40Por Terra

A história da vida do polvo Paul, que ganhou fama durante a Copa do Mundo da África do Sul acertando resultados das partidas e se tornando um dos principais personagens do Mundial, será retratada em filme a ser lançado pela cineasta Jiang Xiao. Com o nome de "Quem matou o polvo Paul?", a obra vai mostrar a popularidade do molusco nos momentos decisivos do torneio, que teve transmissões ao vivo de suas "premonições" e vai até o dia de sua morte, que pretende levantar polêmica sobre a veracidade dos acontecimentos.

Em entrevista ao jornal inglês Guardian, Xiao afirma ter feito pesquisas que o permitem concluir que Paul morreu antes do término da Copa do Mundo, e não nesta terça-feira, como foi divulgado pelo aquário alemão Oberhausen Sea Life Center, onde vivia o animal. "Para o filme, nós fizemos muitas investigações e eu estou 60%, 70% certa de que Paul morreu em 9 de julho e os alemães estão encobrindo isso desde então".

Caso a cineasta esteja certa, o cefalópode parou de dar seus palpites certeiros dois dias antes da decisão do Mundial entre Holanda e Espanha, que teve os espanhóis como campeões, assim como já havia adiantado o animal. Outro acerto do "oráculo da Copa" e que teria sido feito por um "dublê" foi a decisão de terceiro lugar entre Uruguai e Alemanha, novamente adiantada por Paul ao escolher o pote com comida que tinha a bandeira alemã.

Questionada pelo jornal como o aquário poderia manter viva a farsa que ganhou o mundo na reta final da Copa da África do Sul, a cineasta justifica que os polvos "parecem todos iguais e é impossível saber a diferença". Xiao ainda deixa clara uma desconfiança aos alemães dizendo que, desde o início da produção, manteve contato com os profissionais que cuidavam de Paul. "Me pareceu que eles estavam com medo", disse.

Por outro lado, a possível farsa é prontamente negada pelos representantes do Oberhausen Sea Life Center, que insistem que Paul morreu na terça-feira, com dois anos e meio, idade média de um polvo. O porta-voz do aquário ainda deu mais detalhes ao Guardian: "teve uma morte simples e direta" e informou que a sensação da Copa será cremada nos próximos dias, com suas cinzas colocadas em uma urna e exibidas em um santuário, junto com um retrato e vídeos de sua vida.

Além das apostas sobre o campeão e o terceiro lugar, Paul acertou o vencedor de outras seis partidas do Mundial: Alemanha x Austrália, Alemanha x Sérvia, Gana x Alemanha, Alemanha x Inglaterra, Argentina x Alemanha e Alemanha x Espanha. Questionada se o molusco chegou a fazer a previsão de sua própria morte, a cineasta Xiao brincou: "se ele fez, guardou para si mesmo".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso