Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 1 de agosto de 2021
Busca
Brasil

Filme aponta farsa e diz que "polvo vidente" morreu durante Copa

28 Out 2010 - 17h40Por Terra

A história da vida do polvo Paul, que ganhou fama durante a Copa do Mundo da África do Sul acertando resultados das partidas e se tornando um dos principais personagens do Mundial, será retratada em filme a ser lançado pela cineasta Jiang Xiao. Com o nome de "Quem matou o polvo Paul?", a obra vai mostrar a popularidade do molusco nos momentos decisivos do torneio, que teve transmissões ao vivo de suas "premonições" e vai até o dia de sua morte, que pretende levantar polêmica sobre a veracidade dos acontecimentos.

Em entrevista ao jornal inglês Guardian, Xiao afirma ter feito pesquisas que o permitem concluir que Paul morreu antes do término da Copa do Mundo, e não nesta terça-feira, como foi divulgado pelo aquário alemão Oberhausen Sea Life Center, onde vivia o animal. "Para o filme, nós fizemos muitas investigações e eu estou 60%, 70% certa de que Paul morreu em 9 de julho e os alemães estão encobrindo isso desde então".

Caso a cineasta esteja certa, o cefalópode parou de dar seus palpites certeiros dois dias antes da decisão do Mundial entre Holanda e Espanha, que teve os espanhóis como campeões, assim como já havia adiantado o animal. Outro acerto do "oráculo da Copa" e que teria sido feito por um "dublê" foi a decisão de terceiro lugar entre Uruguai e Alemanha, novamente adiantada por Paul ao escolher o pote com comida que tinha a bandeira alemã.

Questionada pelo jornal como o aquário poderia manter viva a farsa que ganhou o mundo na reta final da Copa da África do Sul, a cineasta justifica que os polvos "parecem todos iguais e é impossível saber a diferença". Xiao ainda deixa clara uma desconfiança aos alemães dizendo que, desde o início da produção, manteve contato com os profissionais que cuidavam de Paul. "Me pareceu que eles estavam com medo", disse.

Por outro lado, a possível farsa é prontamente negada pelos representantes do Oberhausen Sea Life Center, que insistem que Paul morreu na terça-feira, com dois anos e meio, idade média de um polvo. O porta-voz do aquário ainda deu mais detalhes ao Guardian: "teve uma morte simples e direta" e informou que a sensação da Copa será cremada nos próximos dias, com suas cinzas colocadas em uma urna e exibidas em um santuário, junto com um retrato e vídeos de sua vida.

Além das apostas sobre o campeão e o terceiro lugar, Paul acertou o vencedor de outras seis partidas do Mundial: Alemanha x Austrália, Alemanha x Sérvia, Gana x Alemanha, Alemanha x Inglaterra, Argentina x Alemanha e Alemanha x Espanha. Questionada se o molusco chegou a fazer a previsão de sua própria morte, a cineasta Xiao brincou: "se ele fez, guardou para si mesmo".

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÃOPAINHA
Cachorro toca campainha após ficar trancado fora de casa
SONHO INTERROMPIDO
Ultimo ensaio fotográfico minutos antes de médico sofrer choque e morrer nas vésperas de casamento
OLIMPÍADA
Rebeca é prata e faz história na ginástica olímpica em Tóquio
FENÔMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros será visível na madrugada de quinta para sexta em todo Brasil
A CASA CAIU
Mulheres se unem e surram "valentão" flagrado agredindo ex no meio da rua
CRISE HÍDRICA
Novas fontes preparam MS para a crise hídrica, ressalta governador
ABAIXO DE ZERO
Com -8,6°C, SC registra a menor temperatura do Brasil em 2021, diz Inmet
COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas
CONCURSO PÚBLICO
Caixa Econômica convocará 9 mil de concursos e abre mais mil vagas
BRASIL - 550.502 MORTES
Covid-19: país ultrapassa 550 mil mortes e tem 19,7 milhões de casos