Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Fifa diz que Brasil tem chances sediar Copa em 2014

28 Set 2006 - 17h54
O presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Joseph Blatter, afirmou hoje que o Brasil tem chances de sediar a Copa do Mundo de 2014, porém depende do próprio país atender todas as exigências da federação. “Se é vontade do povo organizar o Mundial, poderá ser uma realidade. Não posso ainda responder se o Brasil será ou não o organizador. Agora, a bola está com o Brasil”, disse Blatter após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Para Blatter, “o futebol brasileiro é um grande futebol, tem trajetória grande e respeito de todo o mundo e a organização de uma Copa será um agradecimento ao povo brasileiro, mas há um tema que são as condições básicas”. Uma das exigências da Fifa é que o país tenha dez estádios modernos. O único estádio brasileiro considerado adequado para um evento de grande porte é a Arena da Baixada, em Curitiba, que, no entanto, tem problemas estruturais nas imediações, como acesso e estacionamento.


Em uma cerimônia realizada há cerca de duas semanas, Lula falou sobre a necessidade de o Brasil construir estádios para poder sediar o campeonato mundial em 2014. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que participou da reunião de hoje no Planalto, reconheceu que a maioria dos estádios deverá ser construída. Ele informou que empresas já procuraram a CBF para investir nas obras.


“Temos sido procurados por várias empresas nacionais e internacionais interessadas em fazer as arenas, que poderão ser campos de futebol e estádios para a Copa do Mundo”, disse Teixeira ao lado do suíço. Além dos estádios, Blatter disse que é responsabilidade do governo garantir infra-estrutura para os torcedores, como transporte. “Se o Brasil precisa de uma nova infra-estrutura, deve começar hoje a fazer”.


De acordo com o ministro do Esporte, Orlando Silva, ficou acertado que a CBF cuidará da construção dos estádios e o governo federal da infra-estrutura para realização do evento, como transporte, rede hoteleira e segurança. “O presidente Lula reiterou o interesse do Brasil em sediar a Copa de 2014. O Brasil tomará todas a medidas necessárias para que conquistemos a realização da Copa do Mundo no Brasil”, afirmou o ministro.


Para se candidatar à sede da Copa do Mundo de 2014, o país deve se inscrever no final deste ano. Em abril de 2007, deverá apresentar cronograma de obras e investimentos. A Fifa anuncia o resultado em maio de 2008.
 
 
Agência Brasil

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro