Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Fiems considera Livro Branco de Defesa exercício de democracia

29 Mar 2011 - 15h34Por Assessoria

Com a presença de mais de 200 pessoas, entre civis e militares, o Ministério da Defesa, em parceria com a Fiems, iniciou o Seminário Livro Branco de Defesa Nacional na manhã desta terça-feira (29/03), no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Na abertura do evento, o presidente interino da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, destacou a importância da elaboração do documento.

 
 

“Entendemos que a preparação de um Livro Branco da Defesa é um exercício de democracia, onde o processo requer extensa cooperação entre civis e militares, consulta entre os líderes políticos e ministérios, evidenciando uma ampla conscientização a respeito das funções e do valor das Forças Armadas”, declarou Alonso do Nasciimento.

 
 

Ele ressaltou o orgulho da Fiems em abrigar o evento que tem extrema importância para a segurança nacional. “O Livro Branco de Defesa vai reunir dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as nossas Forças Armadas e por esta razão mereceu todo o nosso empenho em oferecer a infra-estrutura necessária para que seja realizado da melhor forma”, lembrou.

 
 

Gratidão

 
 

O comandante militar do Oeste, general de Exército João Francisco Ferreira, evidenciou a gratidão de entidades e entes públicos envolvidos na realização do evento, sobretudo a atenção dispensada pela Fiems. “Queremos agradecer em especial a Federação das Indústrias que proporcionou condições para a realização do evento”, destacou.

 
 

Na avaliação do comandante, o tema ainda é pouco conhecido da maioria da sociedade brasileira, daí a importância de provocar o debate. “Entendemos que defesa nacional não é exclusiva de homem fardado é algo que extrapola os muros do quartel e envolve a sociedade brasileira”, pontuou, reforçando que o Livro Branco de Defesa Nacional, elaborado pelo Ministério da Defesa, conterá dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as Forças Armadas.

 
 

Também participaram da abertura do evento o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Vantuir Jacini, representando o governador André Puccinelli, o vice-prefeito da Capital, Edil Albuquerque, o chefe da assessoria de planejamento institucional do Ministério da Defesa, Júlio de Amo Júnior, e o desembargador Carlos Eduardo Contar, representando o Tribunal de Justiça do Estado.

 
 

Programação

 
 

O Seminário Livro Branco de Defesa Nacional tem como tema “A Sinergia entre Defesa e Sociedade – O lugar da defesa na sociedade brasileira: entre as intervenções domésticas e os constrangimentos internacionais”. A primeira palestra do dia teve como tema "O papel das Forças Armadas na construção do Estado Brasileiro", ministrada professor doutor da Fundação Getúlio Vargas, Celso Castro.

 
 

Na sequência, o tema abordado foi "Política Externa Brasileira e os interesses nacionais: o papel da sociedade na definição dos objetivos", apresentado por Raul Jungmann, ex-ministro e ex-deputado federal. Ainda no período da manhã, o professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, João Roberto Martins Filho, apresentou o tema "O poder militar como elemento crítico para a projeção externa brasileira: mito ou realidade?".

 
 

Logo depois o brigadeiro do ar Luiz Eduardo Rocha Paiva vai apresentar o tema "O Brasil como potência de paz: A pressão civil para a ampliação das FFAA no plano doméstico". Já no período da tarde, a partir das 14h30, o general de Exército Alberto Cardoso apresenta o tema "Forças Armadas, Nação e Segurança na América do Sul". Na sequência o tema será "O papel do poder legislativos nas questões de defesa", pelo professor doutor da Fundação Getúlio Vargas, Octavio Amorim Neto.

 
 

Finalizando o seminário o palestrante Antonio Jorge Ramalho da Rocha, professor doutor da Universidade Federal de Brasília, apresenta o tema "A produção bibliográfica sobre defesa no Brasil: Uma análise da interação da Academia com os setores de Defesa". Todos os participantes credenciados receberão certificados, sendo que as palestras serão moderadas por Delano Teixeira Menezes. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente