Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Fiems considera Livro Branco de Defesa exercício de democracia

29 Mar 2011 - 15h34Por Assessoria

Com a presença de mais de 200 pessoas, entre civis e militares, o Ministério da Defesa, em parceria com a Fiems, iniciou o Seminário Livro Branco de Defesa Nacional na manhã desta terça-feira (29/03), no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Na abertura do evento, o presidente interino da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, destacou a importância da elaboração do documento.

 
 

“Entendemos que a preparação de um Livro Branco da Defesa é um exercício de democracia, onde o processo requer extensa cooperação entre civis e militares, consulta entre os líderes políticos e ministérios, evidenciando uma ampla conscientização a respeito das funções e do valor das Forças Armadas”, declarou Alonso do Nasciimento.

 
 

Ele ressaltou o orgulho da Fiems em abrigar o evento que tem extrema importância para a segurança nacional. “O Livro Branco de Defesa vai reunir dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as nossas Forças Armadas e por esta razão mereceu todo o nosso empenho em oferecer a infra-estrutura necessária para que seja realizado da melhor forma”, lembrou.

 
 

Gratidão

 
 

O comandante militar do Oeste, general de Exército João Francisco Ferreira, evidenciou a gratidão de entidades e entes públicos envolvidos na realização do evento, sobretudo a atenção dispensada pela Fiems. “Queremos agradecer em especial a Federação das Indústrias que proporcionou condições para a realização do evento”, destacou.

 
 

Na avaliação do comandante, o tema ainda é pouco conhecido da maioria da sociedade brasileira, daí a importância de provocar o debate. “Entendemos que defesa nacional não é exclusiva de homem fardado é algo que extrapola os muros do quartel e envolve a sociedade brasileira”, pontuou, reforçando que o Livro Branco de Defesa Nacional, elaborado pelo Ministério da Defesa, conterá dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as Forças Armadas.

 
 

Também participaram da abertura do evento o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Vantuir Jacini, representando o governador André Puccinelli, o vice-prefeito da Capital, Edil Albuquerque, o chefe da assessoria de planejamento institucional do Ministério da Defesa, Júlio de Amo Júnior, e o desembargador Carlos Eduardo Contar, representando o Tribunal de Justiça do Estado.

 
 

Programação

 
 

O Seminário Livro Branco de Defesa Nacional tem como tema “A Sinergia entre Defesa e Sociedade – O lugar da defesa na sociedade brasileira: entre as intervenções domésticas e os constrangimentos internacionais”. A primeira palestra do dia teve como tema "O papel das Forças Armadas na construção do Estado Brasileiro", ministrada professor doutor da Fundação Getúlio Vargas, Celso Castro.

 
 

Na sequência, o tema abordado foi "Política Externa Brasileira e os interesses nacionais: o papel da sociedade na definição dos objetivos", apresentado por Raul Jungmann, ex-ministro e ex-deputado federal. Ainda no período da manhã, o professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, João Roberto Martins Filho, apresentou o tema "O poder militar como elemento crítico para a projeção externa brasileira: mito ou realidade?".

 
 

Logo depois o brigadeiro do ar Luiz Eduardo Rocha Paiva vai apresentar o tema "O Brasil como potência de paz: A pressão civil para a ampliação das FFAA no plano doméstico". Já no período da tarde, a partir das 14h30, o general de Exército Alberto Cardoso apresenta o tema "Forças Armadas, Nação e Segurança na América do Sul". Na sequência o tema será "O papel do poder legislativos nas questões de defesa", pelo professor doutor da Fundação Getúlio Vargas, Octavio Amorim Neto.

 
 

Finalizando o seminário o palestrante Antonio Jorge Ramalho da Rocha, professor doutor da Universidade Federal de Brasília, apresenta o tema "A produção bibliográfica sobre defesa no Brasil: Uma análise da interação da Academia com os setores de Defesa". Todos os participantes credenciados receberão certificados, sendo que as palestras serão moderadas por Delano Teixeira Menezes. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar