Menu
SADER_FULL
sábado, 4 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Festival Gaúcho começa hoje na cidade de Dourados

9 Out 2009 - 15h33

A partir de hoje, dia 9 de outubro, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência do Sul, de Dourados, recebe cerca de cinco mil integrantes do movimento tradicionalista gaúcho, que participam até a segunda-feira, dia 12 de outubro, do 20º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), o evento mais importante do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS).

De acordo com o Patrão do CTG Querência do Sul, Ermínio Guedes dos Santos, o tema deste Festival é Tradição e Sustentabilidade. “Escolhemos este tema para mostrar que dos principais valores da existência está a matriz de "onde viemos", para enxergar "onde queremos ir". Na verdade quem vive sem referências existenciais é um pássaro perdido e a sua vida é insustentável. O Fegams é o "Quero-Quero" da tradição, semeando cultura para uma vida sustentável”, comenta Ermínio Guedes.

A solenidade de abertura está prevista para começar às 19h de hoje, na sede social do CTG. A solenidade começa com a Missa em Rito Crioulo e em seguida, a posse da nova patronagem do MTG-MS. O atual presidente da entidade, João Ermelino de Mello, passará o cargo ao tradicionalista Agadir Mossmann.

João Ermelino de Mello presidiu o MTG-MS por quatro anos. “Nesses quatro anos de trabalho sempre priorizamos a preservação da história do tradicionalismo e estimulamos e incentivamos a nossa juventude. Porque são para eles que estamos passando os nossos costumes e folclore, eles são o futuro do tradicionalismo gaúcho. Fazer de cada CTG um núcleo transmissor da herança social, através da divulgação do hábitos locais, noção dos valores e princípios foi um dos objetivos de nossa gestão. É com muito orgulho que passo hoje a patronagem do MTG, para que continuemos lutando pelos direitos humanos de Liberdade, Igualdade, e Humanidade”, argumenta João Mello.

Segundo João Mello, o Festival é realizado anualmente e é a terceira vez que o CTG Querência do Sul organiza e sedia o Fegams. “Estaremos reunidos durante quatro dias de evento para uma grande confraternização e para principalmente, preservamos os princípios do tradicionalismo gaúcho. O Fegams vai reunir todos os CTG’s do nosso Estado, onde seus integrantes estarão disputando mais de 100 provas nas modalidades artística, esportiva e campeira; dividas entre as faixas etárias mirim, juvenil, adulto, e xirú”, destaca.

Conforme a comissão organizadora do Fegams, Dourados recebeu mais de dois mil inscritos para as competições. Ermínio Guedes explica que mais de cinco mil pessoas estarão participando diretamente do festival. “É uma festa que toda a família participa, resgatando a vivência gaúcha e unindo os laços tradicionalistas. O Fegams mostra a importância da cultura, como componente do desenvolvimento sustentável e de respeito às futuras gerações. O Festival está novamente em Dourados com a sua proposta cultural, como processo social de valorização das tradições territoriais, do capital social e de essências nativas, que ancoram o desenvolvimento justo na linha da vida e caminha com equilíbrio e da racionalidade. Isto é sustentabilidade.”, complementa o patrão do CTG Querência do Sul, Ermínio Guedes dos Santos.

O 20º Fegams acontece de 09 a 12 de outubro e é uma realização do CTG Querência do Sul e do MTG-MS e conta com o apoio do governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Dourados e de importantes parceiros.

Programação - A programação do 20º Fegams começa às 14h, desta sexta-feira (09), com o início das provas campeiras e com a reunião técnica do MTG-MS. No sábado (10), às 08h30, serão iniciadas as provas artísticas e esportivas, no Galpão Crioulo, no Salão Social e no Pavilhão de Esportes; e a continuação das provas campeiras.

Na segunda-feira (12), feriado nacional, serão realizadas as provas finais do Festival. Para o último dia de Festival, o CTG Querência do Sul está organizando um grande churrasco, às 12h, com sorteio de prêmios no valor de R$ 20 mil, aberto a sociedade douradense e regional. Às 17h está prevista a solenidade de encerramento do Fegams, onde serão anunciados os resultados de cada modalidade. Os campeões estarão classificados para o Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), que vai ser realizado em 2011, pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), em local a ser definido.

CTG - O CTG Querência do Sul foi fundado em 14 de janeiro de 1978 e está implantado em uma área de 10 hectares, na Rodovia Dourados Guaicurus, no quilômetro 09 (saída para o Aeroporto). Outras informações na secretaria do CTG Querência do Sul, pelo telefone 3421-3935.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio