Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Festival Gaúcho começa hoje na cidade de Dourados

9 Out 2009 - 15h33

A partir de hoje, dia 9 de outubro, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência do Sul, de Dourados, recebe cerca de cinco mil integrantes do movimento tradicionalista gaúcho, que participam até a segunda-feira, dia 12 de outubro, do 20º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), o evento mais importante do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS).

De acordo com o Patrão do CTG Querência do Sul, Ermínio Guedes dos Santos, o tema deste Festival é Tradição e Sustentabilidade. “Escolhemos este tema para mostrar que dos principais valores da existência está a matriz de "onde viemos", para enxergar "onde queremos ir". Na verdade quem vive sem referências existenciais é um pássaro perdido e a sua vida é insustentável. O Fegams é o "Quero-Quero" da tradição, semeando cultura para uma vida sustentável”, comenta Ermínio Guedes.

A solenidade de abertura está prevista para começar às 19h de hoje, na sede social do CTG. A solenidade começa com a Missa em Rito Crioulo e em seguida, a posse da nova patronagem do MTG-MS. O atual presidente da entidade, João Ermelino de Mello, passará o cargo ao tradicionalista Agadir Mossmann.

João Ermelino de Mello presidiu o MTG-MS por quatro anos. “Nesses quatro anos de trabalho sempre priorizamos a preservação da história do tradicionalismo e estimulamos e incentivamos a nossa juventude. Porque são para eles que estamos passando os nossos costumes e folclore, eles são o futuro do tradicionalismo gaúcho. Fazer de cada CTG um núcleo transmissor da herança social, através da divulgação do hábitos locais, noção dos valores e princípios foi um dos objetivos de nossa gestão. É com muito orgulho que passo hoje a patronagem do MTG, para que continuemos lutando pelos direitos humanos de Liberdade, Igualdade, e Humanidade”, argumenta João Mello.

Segundo João Mello, o Festival é realizado anualmente e é a terceira vez que o CTG Querência do Sul organiza e sedia o Fegams. “Estaremos reunidos durante quatro dias de evento para uma grande confraternização e para principalmente, preservamos os princípios do tradicionalismo gaúcho. O Fegams vai reunir todos os CTG’s do nosso Estado, onde seus integrantes estarão disputando mais de 100 provas nas modalidades artística, esportiva e campeira; dividas entre as faixas etárias mirim, juvenil, adulto, e xirú”, destaca.

Conforme a comissão organizadora do Fegams, Dourados recebeu mais de dois mil inscritos para as competições. Ermínio Guedes explica que mais de cinco mil pessoas estarão participando diretamente do festival. “É uma festa que toda a família participa, resgatando a vivência gaúcha e unindo os laços tradicionalistas. O Fegams mostra a importância da cultura, como componente do desenvolvimento sustentável e de respeito às futuras gerações. O Festival está novamente em Dourados com a sua proposta cultural, como processo social de valorização das tradições territoriais, do capital social e de essências nativas, que ancoram o desenvolvimento justo na linha da vida e caminha com equilíbrio e da racionalidade. Isto é sustentabilidade.”, complementa o patrão do CTG Querência do Sul, Ermínio Guedes dos Santos.

O 20º Fegams acontece de 09 a 12 de outubro e é uma realização do CTG Querência do Sul e do MTG-MS e conta com o apoio do governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Dourados e de importantes parceiros.

Programação - A programação do 20º Fegams começa às 14h, desta sexta-feira (09), com o início das provas campeiras e com a reunião técnica do MTG-MS. No sábado (10), às 08h30, serão iniciadas as provas artísticas e esportivas, no Galpão Crioulo, no Salão Social e no Pavilhão de Esportes; e a continuação das provas campeiras.

Na segunda-feira (12), feriado nacional, serão realizadas as provas finais do Festival. Para o último dia de Festival, o CTG Querência do Sul está organizando um grande churrasco, às 12h, com sorteio de prêmios no valor de R$ 20 mil, aberto a sociedade douradense e regional. Às 17h está prevista a solenidade de encerramento do Fegams, onde serão anunciados os resultados de cada modalidade. Os campeões estarão classificados para o Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), que vai ser realizado em 2011, pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), em local a ser definido.

CTG - O CTG Querência do Sul foi fundado em 14 de janeiro de 1978 e está implantado em uma área de 10 hectares, na Rodovia Dourados Guaicurus, no quilômetro 09 (saída para o Aeroporto). Outras informações na secretaria do CTG Querência do Sul, pelo telefone 3421-3935.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS