Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Festa da Melancia começa nesta sexta em Eldorado

13 Nov 2009 - 13h25Por A Gazeta News

Tem início nesta sexta-feira (13) e vai até o domingo (15), com várias atrações, a 8ª Festa da Melancia de Eldorado, umas das festas mais tradicionais da região cone sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

A programação do evento, que é promovido pela APEL (Associação dos Pequenos Produtores de Avicultura, Suinocultura e Hortifrutigranjeiro de Eldorado), com apoio da Prefeitura local e do Governo do Estado através da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), começa já às 8h manhã desta sexta com uma palestra sobre “doenças da melancia” na Câmara Municipal de Eldorado e às 19h será realizada a abertura oficial, seguida com um show com a Banda Detroit na arena montada na Rua Venceslau Onório da Silva, ao lado do Ginásio de Esportes.

No local haverá praça de alimentação com barracas montadas por entidades e seguimentos estudantis, com comidas típicas e variedades. Em duas barracas funcionarão os estandes montados pela APEL, com exposição de melancias e vendas doces e derivados feitos através da fruta e também estantes da Agraer, na Prefeitura e da ACEEL (Associação Comercial e Empresarial de Eldorado).

De acordo com o presidente da APEL, Roberto Luiz Botiega, a festa foi criada há dez anos com o objetivo de divulgar a produção de melancia de Eldorado e atrair mercados.

O sucesso foi tão grande que evento acabou se tornado conhecido estadual e nacionalmente, inclusive com reportagens veiculadas no Globo Rural, o que fez aumentar ainda mais o número de produtores aderindo à cultura.

Segundo a APEL, que atualmente contra com 38 associados, em 2005 Eldorado tinha uma área de quase 1.700 hectares de melancia plantada, foi quando veio a crise da aftosa que atingiu a região e o produtor, a grande maioria pequenos e médios produtores, com áreas entre 2 e 50 hectares, foi proibido de comercializar a produção que acabou perdendo na lavoura, sem ser colhida por não ter mercado.

Por conta dessa situação a festa deixou de ser realizada e os produtores, apesar do apoio governamental, acabaram tendo grandes prejuízos e perderam o estímulo com a cultura, fator que voltou a ser adquirido intensificado nos últimos anos.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Eldorado, no ano passado (2008), a área plantada foi de 350 hectares e neste ano de 2009 a área plantada é de 484 hectares.

“Tivemos um aumento considerável na área plantada do ano passado para cá”, informou o diretor do Departamento de Agricultura de Eldorado, Edvaldo José de Souza, ao relatar que a área plantada hoje ainda é menor que plantada antes da crise da aftosa, mas mesmo assim produção é considerada boa, já que praticamente 90% das lavouras são de melancia de espécie híbrida o que não ocorria antes, quando a grande maioria das lavouras eram de melancias comuns.

Rendas são revertidas para as entidades

Segundo o presidente da APEL, Roberto Luiz Botiega, o único faturamento da Associação com a realização da festa é com a venda da própria melancia e dos derivados e os recursos adquiridos pelas entidades e agremiações durante os três dias de festa ficam todos para as próprias entidades.

Confira a programação completa da festa desse ano

Programação
Sexta-feira- dia 13
8h- Palestra sobre “doenças da melancia” (Câmara Municipal)
19h- Abertura
Show com a Banda Detroit

Sábado- dia 14
19h- Retomada da festa
Show com a Banda Brasil 2000

Domingo- dia 15
8h- Reinicio da festa
Decorrer do dia atrações
17h- Encerramento

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste