Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Festa da Melancia começa nesta sexta em Eldorado

13 Nov 2009 - 13h25Por A Gazeta News

Tem início nesta sexta-feira (13) e vai até o domingo (15), com várias atrações, a 8ª Festa da Melancia de Eldorado, umas das festas mais tradicionais da região cone sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

A programação do evento, que é promovido pela APEL (Associação dos Pequenos Produtores de Avicultura, Suinocultura e Hortifrutigranjeiro de Eldorado), com apoio da Prefeitura local e do Governo do Estado através da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), começa já às 8h manhã desta sexta com uma palestra sobre “doenças da melancia” na Câmara Municipal de Eldorado e às 19h será realizada a abertura oficial, seguida com um show com a Banda Detroit na arena montada na Rua Venceslau Onório da Silva, ao lado do Ginásio de Esportes.

No local haverá praça de alimentação com barracas montadas por entidades e seguimentos estudantis, com comidas típicas e variedades. Em duas barracas funcionarão os estandes montados pela APEL, com exposição de melancias e vendas doces e derivados feitos através da fruta e também estantes da Agraer, na Prefeitura e da ACEEL (Associação Comercial e Empresarial de Eldorado).

De acordo com o presidente da APEL, Roberto Luiz Botiega, a festa foi criada há dez anos com o objetivo de divulgar a produção de melancia de Eldorado e atrair mercados.

O sucesso foi tão grande que evento acabou se tornado conhecido estadual e nacionalmente, inclusive com reportagens veiculadas no Globo Rural, o que fez aumentar ainda mais o número de produtores aderindo à cultura.

Segundo a APEL, que atualmente contra com 38 associados, em 2005 Eldorado tinha uma área de quase 1.700 hectares de melancia plantada, foi quando veio a crise da aftosa que atingiu a região e o produtor, a grande maioria pequenos e médios produtores, com áreas entre 2 e 50 hectares, foi proibido de comercializar a produção que acabou perdendo na lavoura, sem ser colhida por não ter mercado.

Por conta dessa situação a festa deixou de ser realizada e os produtores, apesar do apoio governamental, acabaram tendo grandes prejuízos e perderam o estímulo com a cultura, fator que voltou a ser adquirido intensificado nos últimos anos.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Eldorado, no ano passado (2008), a área plantada foi de 350 hectares e neste ano de 2009 a área plantada é de 484 hectares.

“Tivemos um aumento considerável na área plantada do ano passado para cá”, informou o diretor do Departamento de Agricultura de Eldorado, Edvaldo José de Souza, ao relatar que a área plantada hoje ainda é menor que plantada antes da crise da aftosa, mas mesmo assim produção é considerada boa, já que praticamente 90% das lavouras são de melancia de espécie híbrida o que não ocorria antes, quando a grande maioria das lavouras eram de melancias comuns.

Rendas são revertidas para as entidades

Segundo o presidente da APEL, Roberto Luiz Botiega, o único faturamento da Associação com a realização da festa é com a venda da própria melancia e dos derivados e os recursos adquiridos pelas entidades e agremiações durante os três dias de festa ficam todos para as próprias entidades.

Confira a programação completa da festa desse ano

Programação
Sexta-feira- dia 13
8h- Palestra sobre “doenças da melancia” (Câmara Municipal)
19h- Abertura
Show com a Banda Detroit

Sábado- dia 14
19h- Retomada da festa
Show com a Banda Brasil 2000

Domingo- dia 15
8h- Reinicio da festa
Decorrer do dia atrações
17h- Encerramento

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14