Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Festa da Fogueira de Jateí recebeu cerca de 58 mil pessoas

3 Jul 2006 - 18h00

Pelo menos 58 mil pessoas passaram em Jateí neste final de semana, de acordo com estimativa do Coronel José Tadeu Sampaio Vieira atual Comandante do 16˚ Batalhão da Polícia Militar em Fátima do Sul, para prestigiar a 29ª Festa da Fogueira, na qual foram quatro dias de festa devido à chuva ocorrida no dia da queima (01/07).

 

Como acontecem tradicionalmente todos os anos, a abertura da festa teve início com uma grande procissão pelas ruas de Jateí até a Paróquia São Pedro, onde foi realizada uma missa de ação de graças ao padroeiro da cidade.

Seguindo a programação, após a missa aconteceu à abertura das barracas e do rodeio em touros e cavalos, com a presença de vários peões do país, realizado pela Cia de Rodeio Marca 90, na locução de Sidnei Correia locutor da Rádio Grande FM de Dourados, que lembrou o saudoso José Manfré criador da Cia Marca 90, falecido no ano passado.

 

 Participaram também da locução Cícero Jurandir munícipe de Jateí, e Cezar Paraná, do estado do Paraná.

 

No decorrer do rodeio que houve a queima da mine fogueira com show pirotécnico, desejando as boas vindas aos participantes da festa.

Logo mais para fechar a noite, com atração musical, Fênix Banda Show, com integrantes de Jateí fizeram a abertura para a realização do grandioso show com Luiz Goiano e Girsel da Viola.

 

No dia seguinte 30/06 houve a continuação do rodeio e o tão esperado show com João Haroldo e Betinho, e o show baile no salão paroquial com Fernando e Renan e Banda.

 

Na manhã de sábado 01/07 foi realizada a 1ª Cavalgada Ruralista com cavaleiros de Jateí e região, na organização da Comitiva Curva de Rio criada na cidade, e em seguida houve um almoço grande churrasco para os participantes. Logo após a cavalgada aconteceu um leilão e almoço beneficente de gado com renda revertida para a paróquia São Pedro.

 

Por conseqüência da chuva ocorrida, a queima da maior fogueira do país foi adiada para o dia seguinte (02/07) a partir das 22hs, portanto m os festejos de sábado não acabaram por aí, às 23h: 30 foi realizado o baile com o grupo Tudo de Bom de Dourados.

 

No entanto no domingo aconteceu a final do rodeio, Logo após, o pároco abençoou a fogueira e foi mais de 30 minutos de show pirotécnico na queima da maior fogueira do país com 50 metros de altura, ultrapassando cem mil tiros de fogos artifícios. Na seqüência aconteceu o show com a dupla Ricardo e Rafael e o grupo kebradeira.

 

 

CAVALGADA

A 1ª cavalgada realizada no dia 01/07, comandada pela Comitiva Curva de Rio contou com a presença de mais de 180 cavaleiros em desfile na Av Weimar Gonçalves Torres da cidade na qual havia também várias carroças enfeitadas.

A cavalgada teve inicio na saída do Sitio Escola num percurso de 7 km, na qual não foi restrita a faixa etária entre os participantes que foram ambos os sexos podendo ter participação de cavaleiros de  Jateí e região.

 

Na ocasião os participantes estavam concorrendo a premiações nos quesitos de o cavaleiro mais jovem e idoso, amazona mais bonita, traia mais arrumada e desarrumada e a comitiva mais organizada, no final aconteceu um almoço para todos os participantes e também para quem estava prestigiando.

 

TRADIÇÃO

A Festa da Fogueira de Jateí é uma tradição que neste ano completou 29 anos de comemoração em homenagem ao Padroeiro São Pedro, ela é considerada um dos maiores eventos juninos no Mato Grosso do Sul. Pessoas de toda região e até mesmo de outros estados brasileiros se fazem presente.

 

Jateí neste evento de muita importância para o município contou também com a presença de várias autoridades do estado, entre elas o deputado e presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Londres Machado (PL) juntamente com sua esposa Ilda Machado (PL) prefeita de Fátima do Sul, o deputado federal Geraldo Resende (PPS) acompanhado de sua esposa, o deputado Murilo Zauith (PFL), Marcos Hemenegildo (PT) prefeito de Vicentina e esposa, e uma comitiva vindo da cidade de Saõ João PR, composta pelo vice prefeito Vadeco, vereador Zezão, diretor da rádio São João Nélio Agostinho e outros representando o prefeito daquela cidade, que vieram a convite do prefeito Eraldo até Jateí participar dessa grandiosa e tradicional festa.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos