Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Ferrugem da soja já está em 6 municípios

5 Dez 2005 - 07h27
Com a identificação de mais dois focos em Aral Moreira e Antônio João, confirmados na sexta-feira pela Fundação MS já são oito os municípios com lavouras de soja infectadas com a ferrugem asiática. A doença já havia sido encontrada em lavouras de Dourados, Juti, Costa Rica e Chapadão do Sul.
As variedades que apresentaram a ferrugem são a V-Max, no caso de Aral Moreira, no estágio final de florescimento. São cultivares precoces, que foram plantadas adiantadas e cujo crescimento foi favorecido pelas chuvas abundantes.
O problema é que estas chuvas também favorecem a proliferação do fungo causador da ferrugem asiática, que se reproduz por meio de esporos. Assim os casos apareceram mais cedo este ano. Em função disso a doença está sendo mais cedo.
Para monitorar a doença a Fundação MS treinou técnicos, que coletaram amostras em lavouras comerciais de Eldorado, Amambaí, Antônio João e Aral Moreira. A orientação é para que os produtores procurem os laboratórios credenciados como a Fundação MS, laboratório de São Gabriel do Oeste, em Dourados a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o Sindicato Rural, além da Embrapa e em Naviraí a Coopasul.
A doença é uma das mais graves da cultura, embora possa ser controlada. Quando em estágio avançado provoca lesões e desfolha no fruto, provocando a queda da soja, porque entra em maturação mais cedo. Assim a produtividade tem uma drástica redução.
O diretor-executivo da Fundação MS, Edson Pereira Borges, alerta para o produtor que tiver alguma suspeita encaminhe amostras para os laboratórios credenciados, onde as análises são feitas mediante a doação de 5 quilos de alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados a instituições filantrópicas.
Outra medida importante a ser adotada é o monitoramento mais freqüente das lavouras, passando de um intervalo de 7 em 7 dias para no máximo de 5 em 5 dias.
 
 
 
 
Diário MS

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)