Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Feira do Empreendedor recebe mais de 29 mil empreendedores

28 Jul 2010 - 11h10

As quase 300 atividades oferecidas durante a Feira do Empreendedor, do Sebrae, a participação de expositores e parceiros, atraíram diariamente mais de sete mil pessoas ao Centro de Convenções Albano Franco, de 22 a 25 de julho, em Campo Grande. Ao todo, passaram pelos 30 pontos de credenciamento do espaço, 29.115 visitantes de Campo Grande, do interior de Mato Grosso do Sul e de outros 11 estados brasileiros, além da Bolívia e do Paraguai.

Pelo site do evento, outros 14.700 internautas se cadastraram e acessaram o ambiente virtual como ferramenta para obter conteúdo direcionado e informações sobre empreendedorismo. Foram registradas visitas de pessoas de 25 países, com destaque para o Japão, Espanha, Estados Unidos, Portugal e o Paraguai. “Os resultados superaram as expectativas, conseguimos atrair nosso público-alvo, de empresários e pessoas com interesse em negócios”, avalia o diretor superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça.

Mendonça confirma a efetividade das ações também para os expositores, já que muitos negócios foram fechados. “Tivemos a empresa que havia previsto cadastrar 30 representantes comerciais e conseguiu 150 credenciados, o empreendedor que é deficiente auditivo e fechou negócios, pois havia intérpretes para auxiliar nas negociações e o da pequena empresa que vai fechar contrato com um grande comprador e cujo valor significa o lucro de dois anos”, cita.

Na avaliação da coordenadora do evento, Thaíse Calaça, a diversidade de segmentos representados – foram 11 salões temáticos – contribuiu para o número elevado de visitantes. “A programação diversificada trouxe pessoas de diferentes setores. Ao mesmo tempo, tínhamos as salas de reparação automotiva e o espaço de beleza lotados, por exemplo”.

Segundo Thaíse, 93% dos municípios de Mato Grosso do Sul estiveram representados na Feira. “Recebemos 118 caravanas de negócios, com mais de quatro mil pessoas, de todas as regiões do Estado”, diz.  O cabeleireiro Olímpio da Silva Farias, de Sonora, foi um deles. Ele resolveu conhecer a Feira devido ao espaço “Show de Beleza”, realizado pelo Senac, com palestras, atendimento e consultoria sobre formalização e capacitação dos profissionais de beleza.

Outro público levado pelas caravanas foi o de produtores rurais, como Luis Snider, de Cassilândia, que participou das atividades do Salão de Agronegócios. “Estou trabalhando com a criação de abelhas desde o ano passado e queria conhecer mais sobre o setor, ver se posso apreender alguma coisa para utilizar na minha terra”, explica.

Mais de 800 formalizações

Entre as metas da Feira do Empreendedor este ano esteve a formalização empresarial. Por meio do empreendedor individual, 826 pessoas se legalizaram durante o período de evento, somando mais de oito mil empreendedores individuais em todo Mato Grosso do Sul.

Segundo o analista de políticas públicas, Jorge Tadeu Veneza, várias ações foram responsáveis por este resultado, desde o atendimento individual, a orientação via programa de rádio e todo o ambiente de atividades da Feira. “Num único dia tivemos 500 registros e se compararmos com a semana anterior à Feira, registramos um aumento de 60% nas formalizações. A expectativa é que tenhamos um volume muito maior nos próximos dias”, avalia.

O profissional autônomo, Anderson dos Santos Dias, é um destes casos. Esteve na Feira do Empreendedor em busca de capacitação e informações para melhorar os negócios. “Senti-me bem assessorado desde a entrada no evento, e os vários apelos durante o tempo que estive lá me mostraram possibilidades de melhorar meu trabalho”, expõe. “Pretendo legalizar meu negócio, me tornando um empreendedor individual”, conta.

A Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae-MS, teve como patrocinadores: Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Senar, Funar, Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS/ Sescoop-MS), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação do Comércio de Bens e Serviços do MS (Fecomercio), Gol, Shopping Norte Sul Plaza, Sistema FIEMS, Banco do Brasil, Prefeitura de Campo Grande, Prefeitura de Dourados, Prefeitura de Três Lagoas e Governo do Estado de MS.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS