Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Feira de orgânicos amplia o conhecimento de produtores rurais de MS

22 Out 2009 - 08h15Por Fátima News, com Assessoria

A BioFach 2009 oferece palestras e debates sobre o setor

Proporcionar o contato direto de produtores rurais com certificadores que trabalham pelo processo de auditoria e participação certificativa envolvendo produtos e serviços sustentáveis é o objetivo da BioFach América Latina e ExpoSustentat. A feira, dedicada aos produtos orgânicos, será realizada este ano entre os dias 28 e 30 de outubro, na Transamérica Expocenter, em São Paulo (SP).

De Mato Grosso do Sul, saem 42 produtores da cidade Dourados, em caravana organizada pelo Sebrae/MS, que parte na terça-feira, dia 27. “É importante para esses trabalhadores conhecerem melhor os critérios de certificação orgânica, saber quais são os custos e discutir sobre o mercado e a forma de comercialização”, explica o gestor do projeto de orgânicos do Sebrae, Vamilton Furtado dos Santos Júnior.

Ele conta que na região sul o projeto Territórios da Cidadania trabalha a olericultura e a fruticultura orgânica com agricultores familiares, assentados indígenas, quilombolas e pescadores. “São 150 produtores na região da Grande Dourados, mas o plantio orgânico ainda é uma realidade em processo, já começamos um trabalho de certificação com alguns grupos e esperamos evoluir”.

O horticultor Luiz Takayama, que produz há quase três anos a alface orgânica, diz que vai a BioFach pela primeira vez e busca informações que possam melhorar suas condições de trabalho, ampliar sua visão de mercado e seu empreendimento.

Além da ida de pequenos produtores do Estado, Mato Grosso do Sul marca ainda sua participação no painel “Pecuária Orgânica e Sustentável”, que acontece no primeiro dia do evento, às 14h30, com as presenças do gerente de Agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, representantes de associações de produtores pecuaristas, da indústria da carne, de abatedouros e frigoríficos entre os debatedores.

A discussão vai avaliar o desenvolvimento da Cadeia de Valor da Pecuária no Brasil, com enfoque em sistemas sustentáveis de produção. “O grande destaque que daremos é para o projeto de Pecuária Orgânica no Pantanal, que inclui 16 fazendas e visa à certificação e estruturação destas propriedades”, explica Marcus.

O evento terá uma programação extensa de palestras e workshops que abordam gestão, mercado, gastronomia, agricultura e pecuária. Os produtores do Estado farão visitas a empresas de São Paulo, como a Ceagesp, e terão a oportunidade de trocar experiências e informações com grupos que tenham interesse em trabalhar orgânicos e empresas compradoras destes produtos, como a Jasmine e Viapaxbio.

São parceiros dos projetos Territórios da Cidadania e PAIS: Sebrae/MS, Agraer, Embrapa, UFGD, Unigran, Anhanguera e prefeituras da região.

A BioFach América Latina e ExpoSustentat acontece de 28 a 30 de outubro, na Transamérica Expocenter, localizada na Avenida Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, das 13 às 21 horas. Mais informações sobre a caravana podem ser obtidas no Sebrae Regional Sul, pelo (67) 3902-2220 e sobre a feira no site: http://www.biofach-americalatina.com.br/

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto