Menu
SADER_FULL
terça, 15 de junho de 2021
Busca
Brasil

Feira de orgânicos amplia o conhecimento de produtores rurais de MS

22 Out 2009 - 08h15Por Fátima News, com Assessoria

A BioFach 2009 oferece palestras e debates sobre o setor

Proporcionar o contato direto de produtores rurais com certificadores que trabalham pelo processo de auditoria e participação certificativa envolvendo produtos e serviços sustentáveis é o objetivo da BioFach América Latina e ExpoSustentat. A feira, dedicada aos produtos orgânicos, será realizada este ano entre os dias 28 e 30 de outubro, na Transamérica Expocenter, em São Paulo (SP).

De Mato Grosso do Sul, saem 42 produtores da cidade Dourados, em caravana organizada pelo Sebrae/MS, que parte na terça-feira, dia 27. “É importante para esses trabalhadores conhecerem melhor os critérios de certificação orgânica, saber quais são os custos e discutir sobre o mercado e a forma de comercialização”, explica o gestor do projeto de orgânicos do Sebrae, Vamilton Furtado dos Santos Júnior.

Ele conta que na região sul o projeto Territórios da Cidadania trabalha a olericultura e a fruticultura orgânica com agricultores familiares, assentados indígenas, quilombolas e pescadores. “São 150 produtores na região da Grande Dourados, mas o plantio orgânico ainda é uma realidade em processo, já começamos um trabalho de certificação com alguns grupos e esperamos evoluir”.

O horticultor Luiz Takayama, que produz há quase três anos a alface orgânica, diz que vai a BioFach pela primeira vez e busca informações que possam melhorar suas condições de trabalho, ampliar sua visão de mercado e seu empreendimento.

Além da ida de pequenos produtores do Estado, Mato Grosso do Sul marca ainda sua participação no painel “Pecuária Orgânica e Sustentável”, que acontece no primeiro dia do evento, às 14h30, com as presenças do gerente de Agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, representantes de associações de produtores pecuaristas, da indústria da carne, de abatedouros e frigoríficos entre os debatedores.

A discussão vai avaliar o desenvolvimento da Cadeia de Valor da Pecuária no Brasil, com enfoque em sistemas sustentáveis de produção. “O grande destaque que daremos é para o projeto de Pecuária Orgânica no Pantanal, que inclui 16 fazendas e visa à certificação e estruturação destas propriedades”, explica Marcus.

O evento terá uma programação extensa de palestras e workshops que abordam gestão, mercado, gastronomia, agricultura e pecuária. Os produtores do Estado farão visitas a empresas de São Paulo, como a Ceagesp, e terão a oportunidade de trocar experiências e informações com grupos que tenham interesse em trabalhar orgânicos e empresas compradoras destes produtos, como a Jasmine e Viapaxbio.

São parceiros dos projetos Territórios da Cidadania e PAIS: Sebrae/MS, Agraer, Embrapa, UFGD, Unigran, Anhanguera e prefeituras da região.

A BioFach América Latina e ExpoSustentat acontece de 28 a 30 de outubro, na Transamérica Expocenter, localizada na Avenida Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, das 13 às 21 horas. Mais informações sobre a caravana podem ser obtidas no Sebrae Regional Sul, pelo (67) 3902-2220 e sobre a feira no site: http://www.biofach-americalatina.com.br/

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14
CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal