Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Feira de orgânicos amplia o conhecimento de produtores rurais de MS

22 Out 2009 - 08h15Por Fátima News, com Assessoria

A BioFach 2009 oferece palestras e debates sobre o setor

Proporcionar o contato direto de produtores rurais com certificadores que trabalham pelo processo de auditoria e participação certificativa envolvendo produtos e serviços sustentáveis é o objetivo da BioFach América Latina e ExpoSustentat. A feira, dedicada aos produtos orgânicos, será realizada este ano entre os dias 28 e 30 de outubro, na Transamérica Expocenter, em São Paulo (SP).

De Mato Grosso do Sul, saem 42 produtores da cidade Dourados, em caravana organizada pelo Sebrae/MS, que parte na terça-feira, dia 27. “É importante para esses trabalhadores conhecerem melhor os critérios de certificação orgânica, saber quais são os custos e discutir sobre o mercado e a forma de comercialização”, explica o gestor do projeto de orgânicos do Sebrae, Vamilton Furtado dos Santos Júnior.

Ele conta que na região sul o projeto Territórios da Cidadania trabalha a olericultura e a fruticultura orgânica com agricultores familiares, assentados indígenas, quilombolas e pescadores. “São 150 produtores na região da Grande Dourados, mas o plantio orgânico ainda é uma realidade em processo, já começamos um trabalho de certificação com alguns grupos e esperamos evoluir”.

O horticultor Luiz Takayama, que produz há quase três anos a alface orgânica, diz que vai a BioFach pela primeira vez e busca informações que possam melhorar suas condições de trabalho, ampliar sua visão de mercado e seu empreendimento.

Além da ida de pequenos produtores do Estado, Mato Grosso do Sul marca ainda sua participação no painel “Pecuária Orgânica e Sustentável”, que acontece no primeiro dia do evento, às 14h30, com as presenças do gerente de Agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, representantes de associações de produtores pecuaristas, da indústria da carne, de abatedouros e frigoríficos entre os debatedores.

A discussão vai avaliar o desenvolvimento da Cadeia de Valor da Pecuária no Brasil, com enfoque em sistemas sustentáveis de produção. “O grande destaque que daremos é para o projeto de Pecuária Orgânica no Pantanal, que inclui 16 fazendas e visa à certificação e estruturação destas propriedades”, explica Marcus.

O evento terá uma programação extensa de palestras e workshops que abordam gestão, mercado, gastronomia, agricultura e pecuária. Os produtores do Estado farão visitas a empresas de São Paulo, como a Ceagesp, e terão a oportunidade de trocar experiências e informações com grupos que tenham interesse em trabalhar orgânicos e empresas compradoras destes produtos, como a Jasmine e Viapaxbio.

São parceiros dos projetos Territórios da Cidadania e PAIS: Sebrae/MS, Agraer, Embrapa, UFGD, Unigran, Anhanguera e prefeituras da região.

A BioFach América Latina e ExpoSustentat acontece de 28 a 30 de outubro, na Transamérica Expocenter, localizada na Avenida Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, das 13 às 21 horas. Mais informações sobre a caravana podem ser obtidas no Sebrae Regional Sul, pelo (67) 3902-2220 e sobre a feira no site: http://www.biofach-americalatina.com.br/

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis