Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 1 de agosto de 2021
Busca
Brasil

Feijão pesa 14% a mais no bolso

9 Jul 2010 - 10h12Por Agrolink

A comparação é referente à média de preços nas cinco regiões do País e foi realizada pela empresa de pesquisa de mercado GFK Custom Research Brasil.

Entre as regiões, o Centro-Oeste registrou o maior crescimento no valor do feijão: 25%, seguido de longe pelo Sul (9,45%), Nordeste (8,41%), Sudeste (7,2%) e Norte (4,30%).

De acordo com o levantamento da GFK, Goiânia registrou o maior aumento, de 30,63%; enquanto Vitória (-0,19%) e João Pessoa (-7,07%) foram as únicas cidades pesquisadas a registrarem queda no preço do feijão entre maio e abril.

O levantamento também aponta que o acumulado do ano alcançou 38,9% e credita a alta dos preços à redução da área de plantio e a pequena quantidade de grão em estoque.

Menos caro

Depois de cinco meses seguidos de alta elevada, o preço do leite longa vida registrou uma queda de três pontos percentuais entre maio e abril deste ano.

Em Fortaleza, a baixa foi a menor entre todas as cidades pesquisadas e representou apenas 1% do preço que vinha sendo cobrado no mês anterior.

Os principais responsáveis pelo impulso na queda, segundo a pesquisa, foram as regiões Sul (-8,7%), Norte (-2,9%) e Centro-Oeste, (0,5%). As regiões Nordeste e Sudeste, diferente das outras, mantiveram pequenas altas em relação aos meses anteriores, de 0,9% e 0,7%, respectivamente.

Entre as cidades, Santa Catarina (-13,38%) e Porto Alegre (-10,8%) registraram as maiores baixas das respectivas regiões em igual situação, enquanto Belo Horizonte (10,3%) e João Pessoa (7,42%) sustentaram as maiores altas das regiões que mantiveram o crescimento do preço do leite.

Na comparação entre os preços do leite longa vida nos primeiros meses de 2010 em relação a 2009, a GFK apontou uma elevação no preço de 25,9%.

De acordo com a avaliação da empresa de pesquisa, a perspectiva a que se propõe o cenário dos produtores de leite do Brasil, principalmente na região Sul, tende para uma queda no preço do leite longa vida nos próximos meses do ano.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÃOPAINHA
Cachorro toca campainha após ficar trancado fora de casa
SONHO INTERROMPIDO
Ultimo ensaio fotográfico minutos antes de médico sofrer choque e morrer nas vésperas de casamento
OLIMPÍADA
Rebeca é prata e faz história na ginástica olímpica em Tóquio
FENÔMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros será visível na madrugada de quinta para sexta em todo Brasil
A CASA CAIU
Mulheres se unem e surram "valentão" flagrado agredindo ex no meio da rua
CRISE HÍDRICA
Novas fontes preparam MS para a crise hídrica, ressalta governador
ABAIXO DE ZERO
Com -8,6°C, SC registra a menor temperatura do Brasil em 2021, diz Inmet
COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas
CONCURSO PÚBLICO
Caixa Econômica convocará 9 mil de concursos e abre mais mil vagas
BRASIL - 550.502 MORTES
Covid-19: país ultrapassa 550 mil mortes e tem 19,7 milhões de casos