Fechado a quase um mês o Banco de Leite promete reabrir as portas nesta quinta-feira. O Douradosagora e jornal O PROGRESSO, mostraram a problemática enfrentada pelo setor. Sem a contratação de servidores, após a transição do Hospital da Mulher com o Hospital Universitário, a entidade teve que fechar.
O serviço era prestado por especialistas treinados pelo Ministério da Saúde. Cerca de 15 bebês prematuros por mês eram atendidos mensalmente. Mais de 50 mães faziam a doação do leite materno. Em nota a prefeitura de Dourados disse que prefeita interina, Délia Razuk, autorizou nesta quarta-feira a contratação emergencial de funcionários para trabalhar no Banco de Leite, que atende recém-nascidos em risco nutricional.
A contratação temporária, válida por 30 dias, foi a saída jurídica encontrada pela prefeitura para garantir a manutenção do programa, uma vez que a Câmara de Vereadores ainda não votou o projeto de lei que pede autorização para a contratação da equipe através da Fundação Municipal de Saúde.
Instalado no Hospital da Vida, o Banco de Leite era ligado ao Hospital da Mulher e com a transferência dos serviços do HM para o Hospital Universitário, passou a ser de responsabilidade do HU.
Entretanto, como o Hospital Universitário ainda não conseguiu resolver o problema da contratação de funcionários para a nova estrutura, a prefeita Délia Razuk decidiu encaminhar no início deste ano um projeto de lei à Câmara, pedindo autorização do Legislativo para que a equipe que trabalhava no Banco de Leite fosse contratada pela Fundação Municipal de Saúde.
O Executivo requereu a inclusão do projeto na sessão extraordinária inicialmente marcada para o dia 11, mas que não ocorreu até agora.
“Como havia estoque de leite materno, acreditávamos que a Câmara fosse votar o projeto a tempo de evitar a escassez do produto. Só que a Câmara não realizou a sessão extraordinária para votar os projetos encaminhados pelo Executivo e o estoque acabou nesta semana”, afirmou Paulo César Nunes, presidente da fundação.
Segundo ele, desde o dia 21 deste mês estava em tramitação na prefeitura o pedido de contratação emergencial da equipe. Nesta quarta-feira, após parecer da Secretaria Municipal de Administração, a prefeita assinou a ordem de contratação.
“Vamos contratar imediatamente as pessoas que já trabalhavam no Banco de Leite, inclusive os dois técnicos que fazem a coleta de leite nos bairros. Tomamos todas as providências para que o problema não acontecesse, mas a demora na votação do projeto para contratação da equipe prejudicou o cronograma”, explicou Paulo César.
Com a contratação temporária dos funcionários pela Secretaria Municipal de Saúde, o Banco de Leite continuará funcionando normalmente. A prefeitura espera que dentro desses 30 dias a lei seja votada e o problema definitivamente resolvido.
A coordenadora do programa, Simoni Espinosa, disse que já nesta quinta-feira a equipe volta a trabalhar. “Vamos contatar as mães, retomar as reuniões, convidar novas mães a se cadastrarem e retomar a coleta nos bairros”, informou.
Segundo ela, o programa nunca deixou de funcionar, mas como não havia equipe para a coleta de leite e para as reuniões com as doadoras, o estoque acabou se esgotando.
Simoni Espinosa destacou o apoio da prefeita Délia Razuk. “A Délia sempre apoiou nosso programa. Ela é a madrinha do Banco de Leite e mais uma vez agiu rápido para garantir o atendimento”, afirmou a coordenadora.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Mais Lidas

Culturama chora pela morte de Luciana, ela sofreu acidente em Fátima do Sul e não resistiu

TRAGÉDIA: Motorista de ônibus é indiciado por acidente que matou médica de 27 anos e idoso de 84

Vicentina 38 anos: Parque de eventos começa receber estrutura para festa de aniversário

Bombeiros encontram corpo de pescador que teria sido levado por sucuri
