Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 23 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Fechado a 1 mês, Banco de Leite abre nesta quinta em Dourados

27 Jan 2011 - 06h06Por

Fechado a quase um mês o Banco de Leite promete reabrir as portas nesta quinta-feira. O Douradosagora e jornal O PROGRESSO, mostraram a problemática enfrentada pelo setor. Sem a contratação de servidores, após a transição do Hospital da Mulher com o Hospital Universitário, a entidade teve que fechar.

O serviço era prestado por especialistas treinados pelo Ministério da Saúde. Cerca de 15 bebês prematuros por mês eram atendidos mensalmente. Mais de 50 mães faziam a doação do leite materno. Em nota a prefeitura de Dourados disse que prefeita interina, Délia Razuk, autorizou nesta quarta-feira a contratação emergencial de funcionários para trabalhar no Banco de Leite, que atende recém-nascidos em risco nutricional.

A contratação temporária, válida por 30 dias, foi a saída jurídica encontrada pela prefeitura para garantir a manutenção do programa, uma vez que a Câmara de Vereadores ainda não votou o projeto de lei que pede autorização para a contratação da equipe através da Fundação Municipal de Saúde.

Instalado no Hospital da Vida, o Banco de Leite era ligado ao Hospital da Mulher e com a transferência dos serviços do HM para o Hospital Universitário, passou a ser de responsabilidade do HU.

Entretanto, como o Hospital Universitário ainda não conseguiu resolver o problema da contratação de funcionários para a nova estrutura, a prefeita Délia Razuk decidiu encaminhar no início deste ano um projeto de lei à Câmara, pedindo autorização do Legislativo para que a equipe que trabalhava no Banco de Leite fosse contratada pela Fundação Municipal de Saúde.

O Executivo requereu a inclusão do projeto na sessão extraordinária inicialmente marcada para o dia 11, mas que não ocorreu até agora.

“Como havia estoque de leite materno, acreditávamos que a Câmara fosse votar o projeto a tempo de evitar a escassez do produto. Só que a Câmara não realizou a sessão extraordinária para votar os projetos encaminhados pelo Executivo e o estoque acabou nesta semana”, afirmou Paulo César Nunes, presidente da fundação.

Segundo ele, desde o dia 21 deste mês estava em tramitação na prefeitura o pedido de contratação emergencial da equipe. Nesta quarta-feira, após parecer da Secretaria Municipal de Administração, a prefeita assinou a ordem de contratação.

“Vamos contratar imediatamente as pessoas que já trabalhavam no Banco de Leite, inclusive os dois técnicos que fazem a coleta de leite nos bairros. Tomamos todas as providências para que o problema não acontecesse, mas a demora na votação do projeto para contratação da equipe prejudicou o cronograma”, explicou Paulo César.

Com a contratação temporária dos funcionários pela Secretaria Municipal de Saúde, o Banco de Leite continuará funcionando normalmente. A prefeitura espera que dentro desses 30 dias a lei seja votada e o problema definitivamente resolvido.

A coordenadora do programa, Simoni Espinosa, disse que já nesta quinta-feira a equipe volta a trabalhar. “Vamos contatar as mães, retomar as reuniões, convidar novas mães a se cadastrarem e retomar a coleta nos bairros”, informou.

Segundo ela, o programa nunca deixou de funcionar, mas como não havia equipe para a coleta de leite e para as reuniões com as doadoras, o estoque acabou se esgotando.

Simoni Espinosa destacou o apoio da prefeita Délia Razuk. “A Délia sempre apoiou nosso programa. Ela é a madrinha do Banco de Leite e mais uma vez agiu rápido para garantir o atendimento”, afirmou a coordenadora.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

Foto: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - AÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL
Prefeita Ilda Machado dá início as obras de revitalização do Horto Florestal em Fátima do Sul
FOTOS: PREFEITURA MUNICIPAL DE FÁTIMA DO SULFÁTIMA DO SUL - REVITALIZAÇÃO HORTO FLORESTAL
Confira as FOTOS de como vai ficar o Horto Florestal após a revitalização em Fátima do Sul
TRAGÉDIA NO TRÂNSITO
Motociclista morre em acidente com carreta na BR-163 em MS
TRAGÉDIA
'Não tive como evitar', diz caminhoneiro após motociclista invadir pista contrária e morrer
Túmulo que foi violado em Ponta Porã (MS)  Foto: TV MorenaCASO DE POLÍCIA
Cabeça de menina que teve o corpo furtado de cemitério é encontrada pela polícia