Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

FCMS realiza mais três pré-carnavais em Campo Grande

28 Jan 2010 - 16h30Por Notícias.MS
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura (FCMS), realiza mais dois bailes pré-carnavais em Campo Grande. Os bailes acontecem nas comunidades das Escolas de Samba “Igrejinha” e “Unidos do Cruzeiro”, sempre às 19h30.

Hoje (28) o pré-carnaval acontece na comunidade da escola de samba “Igrejinha”, que leva para a Via Morena o antigo palco do desfile no seu enredo de 2010, “14 de julho, da Bastilha à Folia uma Revolução de Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. A escola, fundada em 1975, nasceu na rua 14 de Julho. Dezenove dos 20 títulos da escola aconteceram na rua central. Surge daí, a oportunidade de entidade homenagear uma das mais tradicionais ruas da capital.

Já amanhã (29), a “Unidos do Cruzeiro”, fundada pelo “Picolé” em 1981, fará seu pré-carnaval destacando uma de suas cores na avenida: o vermelho cruzeirense será o vermelho do Boi Garantido no enredo “Vermelho na Arena, Cruzeiro na Passarela, Garantido em Campo Grande, Somos Vermelho de Paixão”. A escola leva para a Via Morena este ano, com o apoio dos organizadores de Parintins, um de seus bois para desfilar no carnaval de Campo Grande.

“Os bailes pré-carnavais vêm sendo um grande sucesso nos bairros da capital, revelando uma ativa participação das comunidades onde as entidades estão sediadas, aquecendo sob maneira os foliões para a realização de um grandioso carnaval este ano em Campo Grande”, salienta o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Animação

Para animar os bailes pré-carnavais, o governo do Estado e a FCMS patrocinam o Grupo de Mulatas Tawanda, coordenado por Pedrinho Camargo. O grupo é uma tradicional referência em animação de carnavais. Participam nos dois bailes de pré-carnaval, os grupos de pagode “Repressão do Samba” e “Fusuera”, que vão tocar, respectivamente, nos bailes da “Igrejinha” e do “Unidos do Cruzeiro”.

Vila Carvalho

Com 41 anos de avenida, a escola fundada pelo “Felipão”, vai coroar sua rainha e suas musas hoje (28), no Clube Estoril. Haverá ainda um desfile de apresentação das fantasias da escola, feitas pelo carnavalesco e estilista Francis Fabian.

Fechando a participação do governo do Estado e da FCMS nos bailes pré-carnavais, no dia 5 de fevereiro, na comunidade da Vila Carvalho acontece o pré-carnaval do enredo “África todos os Deuses, Todas as Raças”. Foi uma mudança radical, se considerar os temas bairristas que a escola sempre levou à avenida. A África é um tema bem cantado nos carnavais cariocas, mas o estudo feito pela Vila Carvalho mostra as influências da África no Brasil, com foco nas realezas. Partindo do Egito, com as candasses, chamadas de senhoras dona do mundo, entra nos ritos dos orixás e termina com a coincidência de se ter uma copa no continente africano.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste