O faturamento das empresas brasileiras, incluindo os setores industrial, comercial e de serviços, atingiu, em 2010, a maior taxa média de crescimento anual, com alta de 11,3% sobre 2009, segundo estudo da empresa de consultoria Serasa Experian. As empresas nacionais também fecharam o ano com o mais elevado nível de rentabilidade (10,3%), marca que supera o recorde de 2007, quando a taxa atingiu 9,7%.
Os dados constam da pesquisa feita com 1.155 empresas, tanto de capital aberto como de capital fechado, desde as de pequeno porte até as grandes empreas. A pesquisa é feita desde 2000.
“Esperávamos números bons, mas esse resultado acima dos 10% surpreendeu”, disse o gerente de Análise de Crédito da Serasa, Márcio Torres. Ele explicou que o bom desempenho foi obtido graças ao crescimento do consumo interno, em um cenário favorecido pela maior oferta de emprego, renda e crédito. Além disso, a evolução positiva é consequência dos incentivos fiscais concedidos aos setores automotivo, da construção civil e de móveis e eletrodomésticos.
Torres observou que, por enquanto, muitos países da Europa, os Estados Unidos e até mesmo a China, com grande potencial de demanda, ainda não se recuperaram plenamente dos efeitos da crise financeira internacional de 2008.
Entre os setores analisados, a a indústria foi o segmento com maior nível de faturamento (16,8%) ante uma queda, em 2009, de 4,3%, período em que amargou o impacto da crise mundial. No setor de serviços, a taxa ficou em 5,2% e, no comércio, 9%. Já a rentabilidade da indústria cresceu 12,7%; a dos serviços, 14,1%, enquanto a do comércio cresceu 4,3%.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?

Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar

Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
