Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 27 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Faturamento da indústria de máquinas deve cair 20% em 2009

2 Dez 2009 - 13h26Por G1

A crise econômica internacional deverá causar uma queda de faturamento de cerca de 20% na indústria brasileira de máquinas e equipamentos.

A estimativa é da associação que congrega as empresas do setor, a Abimaq. A entidade ressalta, porém, que a melhora do cenário nos últimos meses - principalmente por conta das medidas tomadas pelo governo para incentivar a economia - melhorou a previsão, que anteriormente era de uma queda de 30% em relação aos R$ 85 bilhões faturados no ano passado.

O presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, creditou metade do tombo esperado no faturamento à queda de 40% observada entre janeiro e agosto nas exportações do setor. As vendas externas representam cerca de 30% da receita do setor de máquinas e equipamentos, que no ano passado vendeu quase US$ 15 bilhões para outros países.

"O resto é queda de consumo interno. E está sendo bom, porque no começo do ano prevíamos recuo de 30%", disse Neto. "De três meses para cá é que mudou o humor e o ânimo da indústria", acrescentou, lembrando a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedida até outubro.

O executivo destacou que a crise também interrompeu a trajetória de crescimento que vinha sendo observada na taxa de investimentos - que resulta da formação bruta de capital fixo como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) - da economia brasileira. Segundo ele, nos últimos 10 anos a média da taxa de investimento no Brasil ficou em 17% do PIB, com pico de 19% no ano passado, quando a crise reverteu a tendência.

Neto acredita que o nível de 19% só deverá ser alcançado novamente em 2011 e condiciona esse avanço à desoneração dos investimentos, à redução dos juros e à desvalorização do câmbio. Mas a taxa de investimento considerada ideal, de pelo menos 22%, não deverá ser atingida em menos de cinco anos, segundo o executivo.

"Isso, se fizermos a lição de casa, porque se não vamos entregar de mão beijada [os mercados] para os concorrentes lá fora", afirmou Neto, lembrando da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada no ano passado, na qual a meta do governo era atingir taxa de investimento de 21% do PIB em 2010.

 

Leia Também

SUBINDO
Brasil em 24 horas, foram registradas 487 mortes por Covid 19 e 183.722 novos casos registrados
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Quanto Falta para o Fim do Mundo?
TRAGÉDIA NA IGREJA
Confusão em culto termina com pastor e jovem mortos, 4 baleados e casa incendiada
SOB INVESTIGAÇÃO
Lutador é executado com 12 tiros, sua esposa esta grávida
SEU DINHEIRO
Qualquer cidadão pode consultar se tem valores a receber de instituições financeiras; saiba como
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Mãe vê partes íntimas vermelha, pergunta e filha de 2 anos aponta paro o tio
ACASALAMENTO DE COBRAS
Casal sucuri acasalando em rio assusta e impressiona turistas; veja vídeo
MEIO AMBIENTE
O número médio anual de relâmpagos do país aumentará para 100 milhões
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, Brasil registrou mais 135.080 casos e 296 mortes por covid-19