No mês de junho a Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Educação realizou a I Conferência Municipal de Educação, no anfiteatro das Faculdades Integradas de Fátima do Sul.
O evento contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas, dentre elas os profissionais da educação, pais, estudantes universitários e sociedade civil. O encontro foi presidido pelo secretário de Educação, Prof. Enio Gonçalves Vasconcelos.
Na ocasião foram eleitos 49 delegados que participaram da Conferência Intermunicipal realizada nos dias 24 e 25 de junho na cidade de Dourados (Polo), com participação dos municípios de Itaporã, Caarapó, Fátima do Sul, Douradina, Glória de Dourados, Jateí, Vicentina, Deodápolis e Rio Brilhante.
Fátima do Sul elegeu 10 delegados que participaram da Conferência Estadual, que aconteceu durante os dias 06, 07 e 08 de setembro, em Campo Grande. No encontro foram finalizados os debates do Documento referência constituídos pelos seguintes eixos centrais:
Eixo I- O Plano Nacional de Educação e o sistema de Educação: organização e regulação;
Eixo II- Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;
Eixo III- Educação Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;
Eixo IV- Qualidade da Educação: dwmocratização do acesso, permaência, avaliação, condições de partiicipação e aprendizagem;
Eixo V- Gestão Democrática, Participação Populara e Controle Social;
Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
Eixo VII- Financiamento da Educação: gestão, transpareência e controle social dos recursos.
Tendo por diretriz a temática central, os eixos buscam orientar a formulação de políticas de Estado para a educação nacional, nos diferentes níveis, etapas e modalidades, em consonância com as lutas históricas e debates domocráticos, construídos pela sociedade civil organizada, pelos movimentos sociais e pelo governo, tornando como referência e ponto de partia as deliberações da I Conae/2010, na garantia da educação como bem público e direito social, resultado da participação popular, cooperação federativa e do regime de colaboração.
Para Fátima do Sul é um momento importante, afinal o município conta com representantes delegados eleitos na última Conferência Estadual, do quadro de delegados da educação básica na qual contava com três vagas para gestores estaduais, sendo eleita a supervisora técnica estadual, Josefa Lindaci de Oliveira, do quadro de gestores municipais eram três vagas, eleito gestor municipal, Osvaldo Vieira dos Santos e do quadro de estudantes universitário duas vagas, sendo eleita primeira suplente, Mary Ane de Souza, que irão representar o município de Fátima do Sul pelo Estado na II Conferência Nacional da Educação (CONAE/2014), a ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília-DF.
Será um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. Precedida por conferências preparatórias e livres, municipais ou intermunicipais, do Distrito Federal e estaduais de educação, terá como tema central O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
A II Conae estruturar-se-á de maneira a garantir o aprofundamentoo das discussões de forma democrática e participativa nos colóquios, palestras, mesas de interesse, plenárias de eixos e demais atividades, incluindo a plenaria final, que procederá à aprovação das deliberações da Conferência e consequentemente à adequação do Plano Nacional de Educação.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas

'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid

Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental

Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'

Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos

Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões

O que está por trás da alta das internações de jovens com covid

Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910

Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
