Menu
SADER_FULL
domingo, 26 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Fátima do Sul elege os delegados para Conferência Estadual da Cultura

26 Out 2009 - 14h45Por Luiza Rodrigues / Fátima News

Com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidas nos próximos anos no município de Fátima do Sul, a Prefeitura Municipal, através da Divisão de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo realizou no dia 23/10 (Sexta-Feira) no auditório da Escola Municipal Favo de Mel – CAIC, a II Conferência Municipal da Cultura cujo tema foi: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.

 

Compuseram a mesa para a abertura solene, a Profª. Maria Odete Amaral, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo; Vereadora Maria Jorge Leite da Silva, Presidente da Câmara de Vereadores de Fátima do Sul; Jornalista e Ator Eduardo Romero, Facilitador da II Conferência Municipal e Vinicius Oliveira, Diretor da Divisão de Cultura.

 

Marcaram presença na abertura, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Floraci Sales Basilio; Prof. Claudemir Ferreira da Silva, Diretor da Escola Vila Brasil; Profª Cleonice , Diretora da Escola O  Pioneiro de Culturama; Diretor da Divisão de Turismo, Camilo Simi e Diretor da Divisão de Esportes, Manoel José Araujo.

 

A Profª Maria Odete agradeceu a presença de todos, enfatizou o empenho da Prefeita Ilda, “uma entusiasta das questões culturais, pelo apoio sempre incondicional aos eventos promovidos pela Secretaria que represento” e conclamou aos presentes que participassem efetivamente dos debates e das atividades previstas.

 

A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Maria Jorge sugeriu o envolvimento de todos nas discussões dada a importância da participação da sociedade civil na elaboração das políticas públicas para a cultura.

 

O facilitador Eduardo Romero, discorreu com muita propriedade sobre o tema da conferência e sobre a metodologia dos trabalhos que seriam desenvolvidos, enfatizando que o conceito de cultura ultrapassa os limites das manifestações artísticas para abranger também o modo de ver o mundo, os diferentes comportamentos sociais, que garantem a identificação de um povo, pelo seu modo peculiar de agir, vestir e comer e comportar-se em relação ao seu semelhante.

 

Participaram da II Conferência, artistas, escritores, grupos e entidades culturais, professores e estudantes; representantes do meio ambiente, turismo, esportes e desenvolvimento social, bem como todas as pessoas interessadas em contribuir com o processo de formulação e implementação de políticas culturais.

 

A mesma teve caráter mobilizador, propositivo e eletivo, sendo a sua realização, indispensável para a participação de delegados nas Conferências Estadual e Nacional. Delegados esses eleitos no decorrer da Conferência.
Entre os objetivos propostos pelos organizadores estiveram: discutir a cultura do município nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania. Além disso, teve como meta criar estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável.

 

Para o coordenador de cultura do município, Vinicius de Oliveira, “a conferência foi uma oportunidade para que artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos, pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura pudessem debater e valorizar a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, propondo estratégias para universalizar o acesso dos Fatimassulenses à produção e à fruição dos bens e serviços culturais”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"