Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Farmácia não será mais um armazém de produtos

18 Fev 2010 - 14h18Por Portal Educação
Agora é regra! As farmácias estarão proibidas de vender produtos de conveniência e fica restringida a exposição de medicamentos nas prateleiras. Essa foi uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que começa a valer a partir desta quinta-feira (18).

De acordo com a determinação do órgão, o cliente que desejar remédios como analgésicos ou antiácidos terá que pedir ao farmacêutico, já que esses produtos não vão ficar expostos como antes e, sim, atrás do balcão. Somente os produtos de perfumaria e fitoterápicos estarão notórios.

Conforme Ronaldo de Jesus Costa, farmacêutico e tutor do Portal Educação, novamente a ANVISA tenta conferir às farmácias o caráter de estabelecimento de saúde, assim como efetuado na antiga RDC 328/99.

Os proprietários de farmácias e drogarias que desobedecerem à regra terão que pagar multas que variam de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão. Além disso, o estabelecimento poderá ser penalizado com a apreensão de mercadorias e até o cancelamento do alvará de funcionamento.

Quem não está satisfeito com a decisão da ANVISA são os empresários e a associação do setor, que entrou na justiça com uma liminar contra a decisão. De acordo com o presidente-executivo da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), Sérgio Mena Barreto, a medida será ruim para as farmácias. Segundo ele, no Brasil existem 15 mil farmácias onde também funcionam serviços bancários.

“As associações de donos de farmácia, contudo, lutam por continuar mantendo o Brasil na lista dos campeões em intoxicação por medicamentos, com a desculpa de facilidade de acesso à população”, descreve Ronaldo. O tutor ainda concluiu dizendo que, apesar de existirem liminares, estas são válidas somente para a jurisdição do tribunal que as conferiram. Além disso, a ANVISA já se reuniu com o Poder Judiciário para auxiliar e padronizar o entendimento dos juízes. “Tanto que todas as liminares julgadas até agora foram caçadas. É questão de tempo para as demais também tornarem-se sem efeito”, encerra Ronaldo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente