O otimismo das famílias brasileiras caiu em abril e atingiu o menor nível desde de outubro do ano passado. O índice no mês passado foi de 63,8 pontos-- o que ainda é considerado otimismo, na escala criada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e divulgada nesta quinta-feira.
Segundo o presidente do instituto, Márcio Pochman, as famílias brasileiras deverão passar a ter uma expectativa moderada em julho caso o otimismo continue em queda.
Para Pochman, o resultado do índice pode ser um indicativo de que as ações do Banco Central estão surtindo efeito no combate a inflação. "As famílias estão consumindo menos e menos otimistas. Para os que pensam que vivemos uma inflação de demanda, essa é portanto uma boa notícia", analisou.
A região Nordeste é a mais pessimista do país e já chegou ao estágio moderado em abril, com 59,3 pontos. É a primeira vez que uma região mostra expectativa moderada desde o início da divulgação da pesquisa em agosto de 2010.
O IEF (Índíce de Expectativas das Famílias) leva em consideração o que as famílias esperam da situação econômica do país, a sua condição financeira, suas decisões de consumo e seu nível de endividamento.
De acordo com o Ipea, a escala acima de 60 pontos indica otimismo; abaixo de 40, pessimismo.
ENDIVIDAMENTO
O IEF mostra ainda que, embora não tenha aumentado o endividamento das famílias, a capacidade de pagamento de contas atrasadas diminuiu. O indicador foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ipea.
As famílias que disseram ter condições de pagar plenamente sua dívida caíram de 19,2%, em janeiro, para 16,8%, em abril. As famílias que disseram não ter condições de pagar a sua dívida aumentaram de 32,2%, em janeiro, para 38,6%, em abril.
A dívida média contraída por essas famílias também aumentou, passando de R$ 4.194,97, em março, para R$ 5.214,78, em abril.
O Ipea faz o levantamento mensalmente em 3.810 domícilios, em mais de 200 cidades.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'

Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço

Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo

Empresário é executado com três tiros dentro de carro
