Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Família aponta erro médico como causa para bebê estar na UTI

6 Mai 2011 - 05h49Por Campo Grande News

Há 30 dias a pequena Gabriela Viegas de Lima luta pela vida. A família da menina assiste a batalha travada por ela sem poder fazer nada, podem apenas esperar e torcer para que ela se recupere logo.

Gabriela nasceu no dia 05 de abril no Hospital Evangélico de Dourados com o quadro de icterícia, amarelão, por isso teve que ficar dez dias tomando banho de luz. Foi então que o drama começou.

A menina teve que ser transferida para a UTI Neo Natal por estar com uma inflamação grave. Segundo a mãe, Fernanda Ferreira Viegas, 29 anos, já no primeiro dia na UTI o bebê teve uma parada respiratória e teve que ser entubada. O quadro foi agravado cinco dias depois, quando os médicos perceberam que o leite estava passando pelo dreno colocado na criança e indo direto ao pulmão.

A Fernanda foi informada pelo Hospital que a criança havia nascido com uma má formação e que teria que realizar uma cirurgia, mas para isso, teria que ser transferida para Campo Grande. “Se ela tivesse nascido com má formação já teria morrido na primeira mamada. Ela teria afogado”, afirma.

O aviso foi feito na sexta-feira à noite, no sábado de manhã a família foi informada que o plano de saúde não cobriria a transferência e que para o médico acompanhar teria que ser pago R$ 2 mil. O avô do bebê pagou cerca de R$ 10 mil para alugar um avião equipado com uma UTI móvel para trazer a menina à Capital.

No Hospital El Kadri, foi identificado que Gabriela está com um trauma no esôfago e que por isso o leite a saliva estão indo para o pulmão. “A saliva está inflamando o pulmão. É por isso que ela está no respirador e não consegue sair”, diz a mãe.

De acordo com o que foi relatado pelos médicos, há possibilidade dessa perfuração causada pela sonda ser fechada pelo próprio corpo, mas se isso não acontecer, será necessário realizar uma cirurgia de risco. A mãe diz que nem o prontuário relatando o quadro da criança o hospital de Dourados encaminhou.

“Hoje minha filha completa 30 dias no hospital e 30 dias de vida. Eu não posso nem pegá-la no colo. É duro! Eu cuide tanto da minha gravidez para agora minha filha ficar internada”, relatou com a voz embargada.

Fernanda tem mais um filho de oito anos. O menino não entende porque a irmãzinha não pode ir para casa. Nos primeiros dias ele chorou muito porque além de estar se a irmã, também estava sem a mãe. Ela está hospedada com o filho na casa dos pais, mas fica mais no hospital do que lá. “Eu fico das 11 da manhã às 11 da noite”, afirma.

A família registrou Boletim de Ocorrência na DEPCA (Delegacia de Proteção à criança e ao adolescente). Segundo a delegada responsável, Regina Rodrigues, como o caso aconteceu em Dourados, à ocorrência foi encaminhada para lá e toda a investigação será realizada pela Polícia Civil daquela cidade. O BO foi registrado como Lesão Corporal Culposa, quando não há intenção.

Outro lado: O diretor do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, Maurício Peralta, diz que o hospital desconhece a denúncia de erro médico e que todos os procedimentos necessários para assegurar a saúde do bebê foram realizados. De acordo com ele, a criança teve que ser transferida porque houve a necessidade de realizar uma cirurgia torácica infantil e o hospital não é habilitado para isso. O diretor afirmou ainda, que nunca houve registro de infecção hospitalar na UTI Neo Natal.

Segundo o hospital o prontuário foi encaminhado junto com a criança na hora da transferência.

São quatro leitos na UTI Neo Natal e em média o hospital realiza 70 partos por mês.Se forem notificados, será aberto um processo administrativo para cuidar do caso.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF