Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Famasul busca solução para incidência de percevejo em MS

21 Jan 2011 - 17h01Por Assessoria

Nesta segunda-feira (24), às 14h, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) se reúne com especialistas da Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal, Agência de Desenvolvimento e Extensão Rural (Agraer), Fundação MS e representantes dos sindicatos rurais de Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde e Alcinópolis para discutir e buscar soluções para os prejuízos causados pela infestação do percevejo castanho nas pastagens das regiões norte e parte do Pantanal.

A reunião entre os órgãos tem o objetivo de definir grupos de estudo para averiguar in loco a gravidade do problema e posterior elaboração de um laudo técnico. “A idéia é trazer especialistas para termos noção da proporção do problema, que ainda não temos”, informou o assessor-técnico da Famasul, Lucas Galvan.

Em dezembro do ano passado, a Famasul encaminhou à Secretaria de Desenvolvimento, de Produção e Turismo (Seprotur) um ofício solicitando a elaboração de laudo técnico por meio da Agência de Desenvolvimento e Extensão Rural (Agraer). Na mesma época, a Seprotur comunicou que técnicos da Agraer já estavam organizando vistorias nas regiões afetadas.

Com a elaboração de um documento concreto, Galvan acredita que será possível recorrer aos órgãos competentes. “Se o laudo técnico constatar um problema grave, fora do alcance do produtor, é provável que haja decretação de Estado de Emergência nos municípios afetados. Com isso podemos pleitear recursos governamentais para amenizar as perdas eu até mesmo solucionar o prejuízo”, considerou.

O alerta sobre os prejuízos que se agravam nas propriedades rurais foi feito em dezembro do ano passado pelo assessor técnico da Famasul, Lucas Galvan. Segundo ele o percevejo castanho costuma atacar principalmente lavouras, no entanto, o combate à praga nessas áreas é mais fácil devido à aplicação regular de inseticidas, o que acaba eliminando o inseto. “Nas pastagens o trabalho de combate é mais complicado, exigindo a reforma da área associada à aplicação preventiva de inseticidas, o que implica em alto custo para o pecuarista. Teve produtor que adquiriu financiamento para renovação de pastagem e o inseto comeu tudo”, lamenta o especialista.

Somando-se aos prejuízos causados por essa praga, os pecuaristas ainda tiveram de enfrentar um longo período de estiagem, o que acabou comprometendo a alimentação bem como a oferta de gado na região. Temendo prejuízos mais sérios, os pecuaristas estão optando por esvaziar seus pastos, ofertando inclusive fêmeas e bezerros aos frigoríficos. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Pedro Gomes, José Roberto Scalabrini, mais de 50% das pastagens da região já podem ter sido afetadas pela praga.

O problema já se arrasta por um longo tempo. Em maio de 1996, a Embrapa Gado de Corte publicou uma nota técnica na qual já alertava sobre a gravidade do problema no futuro. “Não se sabe se o que se constata hoje em dia é algo que persistirá por longo tempo ou não. Admite-se, no entanto, que, pelos recentes registros de ataque, o processo de infestação está ainda em expansão”, concluiu a nota.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Evento
Confira as duas galerias de fotos da premiação do Mês das Mães no Mercado Julifran
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
O caso será investigado pelo SIG / Divulgação/JP NewsCRIME EM MS
Homem é executado a tiros dentro de casa em MS
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA