Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Falta de médico no PAM superlota Hospital da Vida em Dourados

20 Set 2013 - 16h51Por Dourados Agora

A falta de médicos no PAM tem causado transtornos para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência no atendimento de baixa complexidade em Dourados, principalmente nos finais de semana, por ser a única a oferecer atendimento à população.

Há pouco mais de três meses a situação se agravou. Nesta sexta-feira, por exemplo, nenhum atendimento foi realizado nos períodos da manhã e da tarde. Só haverá médico a partir das 18 horas.

A falta de profissionais tornou-se rotina na unidade. Ao atender os casos classificados como menor risco, o Samu encaminha os pacientes ao PAM, mas como faltam médicos, todos eles são enviados ao Hospital da Vida, único pronto de socorro do município.

Somente hoje o Samu encaminhou cerca de 12 pacientes ao Hospital da Vida. Como a unidade prioriza o atendimento aos casos mais complexos, por ser referência em trauma para 35 municípios da região, os pacientes que deveriam ser atendidos no PAM acabam aguardando um longo tempo na fila.

"Nossa prioridade é o atendimento de casos mais complexos, já que aqui é um hospital e não um posto de saúde. Sem médico no PAM, o Hospital da Vida, que já é sobrecarregado, fica numa situação ainda mais complicada", disse o diretor geral do Hospital, Orlando Martelli Filho.

Protesto

No início da tarde desta sexta-feira, grupo de moradores do conjunto Estrela Porã e vizinhança realizaram manifesto em frente ao posto de saúde do bairro. A unidade, que conta com apenas uma equipe de saúde da família, não suporta a demanda da região.

 
Grupo de moradores pedem a ampliação de equipe de saúde da família no Estrela Porã

De acordo com o morador Martin Segobia, de 33 anos, protestos serão realizados até a contratação de outra equipe da família. Cadeirante, ele mora há quase dois quilômetros do posto Celeta, no Jardim Flórida, unidade mais próxima. "A dificuldade de acessibilidade não será somente para mim e outras pessoas com problemas de locomoção, mas também para idosos e mulheres com criança pequena", argumentou.

O posto do Estrela Porã, segundo a Secretaria de Saúde, pode atender no máximo quatro mil pessoas, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Como a região do Estrela Porã se desenvolveu, a unidade terá que ser ampliada para a contratação de nova equipe de saúde da família, no entanto, ainda não há projeto nesse sentido. O Posto Celeta atende a população em geral, sendo a unidade referência para toda a região.

A demora na marcação de exames e agenda de consultas com alguns especialistas também são motivos de reclamação da população. Há pacientes que aguardam exames há mais de dois anos.

A aposentada Alcinda Rodrigues de Oliveira, de 71 anos, teme perder a visão dos dois olhos. Ela sofre de catarata e há mais de um ano e meio aguarda uma cirurgia. "O médico no HU pediu uma ultrassom dos olhos, antes da cirurgia, mas esse exame nunca sai", questiona a aposentada, que enxerga tudo embaçado. "E a gente não tem para onde recorrer", lamentou, informando que já procurou a Defensoria Pública. "Estou quase decidida em vender a minha casa, único bem, para realizar o procedimento num hospital particular", disse em ato de desespero.

Falta de médicos

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dourados informou ao Dourados Agora que faltam médicos interessados em atuar no SUS e que a prefeitura mantém em aberto edital para a contratação de profissionais, porém não há procura suficiente para atender toda a saúde pública municipal.

Recentemente o secretário de saúde Sebastião Nogueira, disse que “não pode inventar médico”. O secretário confirmou que não há profissional disposto a trabalhar na rede pública e quando a presidente Dilma propôs a vinda de médicos estrangeiros para o País, ele pediu 80 médicos, mas não foi contemplado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto