Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Fábrica de tijolos ecológicos muda realidade de internos em Aquidauana

29 Mai 2010 - 05h33Por Diário MS

O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) lançou, na quinta-feira (27), a segunda etapa do programa “Desenvolve Aquidauana”, que prevê a drenagem e pavimentação asfáltica de diversas ruas dos bairros Alto e Cidade Nova. Na oportunidade, o chefe do executivo promove a implantação da fábrica de tijolos ecológicos “Ambrósio Ferreira Santana”.

Os maquinários foram adquiridos no ano passado com recursos próprios do Governo Municipal na ordem de R$ 161.990,00. Após convênio com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a máquina de tijolos foi instalada no estabelecimento penal de Aquidauana.

A produção é de responsabilidade de 10 internos e coordenada pelo servidor Mário Ravaglia. “Esse é um tijolo ecologicamente correto, não é preciso queima. Tem um custo menor, tem isolamento acústico e conforto térmico além de, tudo pode-se economizar 30% no valor da obra”, explica.

Os trabalhos são realizados diariamente e os detentos recebem ¾ de um salário mínimo (R$362) e remição de pena (3 dias trabalhados compensa 1). Funcionário antigo da Prefeitura de Aquidauana, “seo” Mário se emociona ao relatar o trabalho dos internos. “Aqui são produzidos 800 tijolos por dia graças capacidade e dedicação deles (os presos). Não tem sábado nem domingo, precisou molhar os tijolos, eles fazem”, elogia.

Internado no estabelecimento penal há 2 anos e 2 meses, “seo” Francisco Miranda da Silva trabalha na produção de tijolos, é casado e tem duas filhas. “Esse dinheiro que recebo nem passa na minha mão, mando para minha família. Elas pagam as contas de água e luz. Já ajuda bastante”.

O diretor do presídio Paulo Tavares comenta que o trabalho na fábrica é rotativo, ou seja, quando um interno é beneficiado com soltura, alvará é substituído por outro que tem interesse. “Tem 10 trabalhando e outros querem estar na produção, mas para isso tem que haver bom comportamento”, revela.

Segundo Tavares, demais atividades promovem a remição de pena como o trabalho em horta, cozinha e manutenção do prédio. “A disciplina dos internos mudou. Eles preferem trabalhar na fábrica porque são beneficiados duas vezes. Primeiro com a remuneração que pode ajudar a família e a remição de pena”.

Ramão Benites Argulho está a 1 ano e 6 meses preso, a esposa desempregada e o salário ajuda na casa. “Minha família paga as contas e traz umas coisas que eu preciso”. Para ele o trabalho é um alívio. “Eu fico o dia todo ocupado no serviço e não tenho tempo para pensar em coisa ruim. É um alivio, penso só em coisas boas”, disse.

Paulo destaca que com o apoio do Conselho da comunidade consegue uniforme e doações. “Estou dois anos a frente do presídio. E meu objetivo é levar aos detentos trabalho, religião e estudo. Às vezes, o que falta é o espaço para realizar os projetos”.

Ação principal

Além de promover a ressocialização dos internos e contribuir para o meio ambiente, o Governo Municipal pretende usar os tijolos ecológicos nos conjuntos habitacionais em construção no município, e ainda em um programa de melhoria habitacional para as famílias que tem terreno, mas não tem condições de adquirir material de construção.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis