Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Fábrica de papel de Três Lagoas começa a produzir em 2009

19 Dez 2006 - 15h26

A fábrica de papel e celulose que será construída em Três Lagoas por uma parceria entre a International Paper (IP) e a Votorantin Celulose e Papel (VCP) começa a produzir já em 2009. A previsão é de 200 mil toneladas de papel anuais. Há 12 anos foi construída a última indústria do tipo no Brasil. A intenção é exportar papel para impressão e escrita para América Latina, Europa e Estados Unidos da América. “E essas exportações são de valor agregado, que exigem tecnologia sofisticada”, afirma o presidente executivo da IP no Brasil, Maximo Pacheco.

O empreendimento das duas empresas significará um aumento de 13% no produto interno bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul e triplicará o movimento financeiro na região do bolsão. Mais de 10 mil empregos serão gerados durante o período de construção, e outros 12 mil entre diretos e indiretos após a implantação da indústria.

Além do Brasil, China e Rússia disputavam a presença da empresa multinacional IP. Nosso País foi escolhido pois “é um local privilegiado do mundo para projetos como este”, diz Pacheco. Ele acrescenta que outros fatores contribuíram muito para a instalação da empresa no Brasil. “Este é um rico país em recursos naturais. Aqui, há a aplicação de uma biotecnologia que fez obter um tipo de eucalipto capaz de produzir papel de altíssima qualidade, com custo competitivo. Acima de tudo, o Brasil tem uma quantidade enorme de pessoas competentes, capacitadas e motivadas que trabalham em todas as nossas unidades. Há mais um fator que tornou este sonho possível: as vantagens competitivas que a economia brasileira pode oferecer em relação a outras nações do chamado grupo de emergentes.”

O governador Zeca do PT afirmou ser hoje um dia “particularmente especial” para ele porque entregará uma obra de “grande importância que ajudará, definitivamente, a modificar a economia do Estado”. Ele destaca que esta obra não é um ganho próprio e sim um sucesso de “uma ação coletiva sonhada por muitos e que se concretiza na construção dessa grande indústria.”

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia. “Não há crescimento nem desenvolvimento sem o verbo investir. Essa indústria vai mudar radicalmente o panorama econômico dessa região. Aqui será um pólo gerador de desenvolvimento com a chegada de uma empresa protagonista mundial e de uma grande empresa nacional que engatinha para se tornar também uma multinacional.”

Para a prefeita do município, Simone Tebet, a presença da nova indústria, fará a cidade crescer em vários setores. “A grandeza e importância desse evento torna qualquer palavra insuficiente. Sem dúvida, trará geração de empregos. Significa mais renda para a cidade e melhoria de vida para as famílias que poderão sustentar seus entes queridos.”

O presidente do conselho administrativo da VCP, José Roberto Ermírio de Moraes, disse que os investimentos na região são uma busca sonhada há muito por muitos e que agora podem construir um novo momento para a cidade. “Com os princípios da ética, transparência e de sustentabilidade que norteiam a história da Votorantim, seguimos nossa vocação: trabalhar, gerar empregos, criar e compartilhar riquezas”.

Homenagem – O senador Ramez Tebet foi lembrado por todas as autoridades presentes. “Este projeto não seria realidade se não fosse o apoio do saudoso senador que dedicou os mais de 40 anos de sua vida pública ao estado”, afirmou o presidente do conselho administrativo da VCP, José Roberto Ermírio de Moraes.

 

 

 

APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho