Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Fábrica de papel de Três Lagoas começa a produzir em 2009

19 Dez 2006 - 15h26

A fábrica de papel e celulose que será construída em Três Lagoas por uma parceria entre a International Paper (IP) e a Votorantin Celulose e Papel (VCP) começa a produzir já em 2009. A previsão é de 200 mil toneladas de papel anuais. Há 12 anos foi construída a última indústria do tipo no Brasil. A intenção é exportar papel para impressão e escrita para América Latina, Europa e Estados Unidos da América. “E essas exportações são de valor agregado, que exigem tecnologia sofisticada”, afirma o presidente executivo da IP no Brasil, Maximo Pacheco.

O empreendimento das duas empresas significará um aumento de 13% no produto interno bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul e triplicará o movimento financeiro na região do bolsão. Mais de 10 mil empregos serão gerados durante o período de construção, e outros 12 mil entre diretos e indiretos após a implantação da indústria.

Além do Brasil, China e Rússia disputavam a presença da empresa multinacional IP. Nosso País foi escolhido pois “é um local privilegiado do mundo para projetos como este”, diz Pacheco. Ele acrescenta que outros fatores contribuíram muito para a instalação da empresa no Brasil. “Este é um rico país em recursos naturais. Aqui, há a aplicação de uma biotecnologia que fez obter um tipo de eucalipto capaz de produzir papel de altíssima qualidade, com custo competitivo. Acima de tudo, o Brasil tem uma quantidade enorme de pessoas competentes, capacitadas e motivadas que trabalham em todas as nossas unidades. Há mais um fator que tornou este sonho possível: as vantagens competitivas que a economia brasileira pode oferecer em relação a outras nações do chamado grupo de emergentes.”

O governador Zeca do PT afirmou ser hoje um dia “particularmente especial” para ele porque entregará uma obra de “grande importância que ajudará, definitivamente, a modificar a economia do Estado”. Ele destaca que esta obra não é um ganho próprio e sim um sucesso de “uma ação coletiva sonhada por muitos e que se concretiza na construção dessa grande indústria.”

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia. “Não há crescimento nem desenvolvimento sem o verbo investir. Essa indústria vai mudar radicalmente o panorama econômico dessa região. Aqui será um pólo gerador de desenvolvimento com a chegada de uma empresa protagonista mundial e de uma grande empresa nacional que engatinha para se tornar também uma multinacional.”

Para a prefeita do município, Simone Tebet, a presença da nova indústria, fará a cidade crescer em vários setores. “A grandeza e importância desse evento torna qualquer palavra insuficiente. Sem dúvida, trará geração de empregos. Significa mais renda para a cidade e melhoria de vida para as famílias que poderão sustentar seus entes queridos.”

O presidente do conselho administrativo da VCP, José Roberto Ermírio de Moraes, disse que os investimentos na região são uma busca sonhada há muito por muitos e que agora podem construir um novo momento para a cidade. “Com os princípios da ética, transparência e de sustentabilidade que norteiam a história da Votorantim, seguimos nossa vocação: trabalhar, gerar empregos, criar e compartilhar riquezas”.

Homenagem – O senador Ramez Tebet foi lembrado por todas as autoridades presentes. “Este projeto não seria realidade se não fosse o apoio do saudoso senador que dedicou os mais de 40 anos de sua vida pública ao estado”, afirmou o presidente do conselho administrativo da VCP, José Roberto Ermírio de Moraes.

 

 

 

APn

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço