Sete anos depois, o sistema de pontuação da Fórmula 1 sofreu uma nova mudança. A partir de 2010, não mais oito e sim os dez primeiros colocados de cada corrida passarão a pontuar, em medida decorrente do aumento do grid de 20 para 26 carros. O pódio também acabará valorizado, sendo que os três melhores receberão 25, 20 e 15 pontos.
Desde 2003, época em que a categoria era dominada pelo até então tricampeão consecutivo Michael Schumacher, o regulamento começou a distribuir pontos no sistema 10-8-6-5-4-3-2-1 para os oito primeiros. Essa estrutura, conforme foi anunciado pelo Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nesta sexta-feira, será alterada para 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1.
Ainda que dê mais tentos aos ganhadores dos grandes prêmios, a nova regra não valoriza as vitórias, já que a diferença entre o primeiro e o segundo colocado continua em 20%. A novidade, assim, só será sentida para quem ficar fora do pódio - antes, um piloto que cruzasse a linha de chegada em quarto recebia 50% do total de pontos distribuídos e agora ficará com 40%.
No início deste ano, uma grande polêmica marcou a discussão do sistema de pontuação até que o cenário atual fosse mantido. No intuito de aumentar a briga pelas vitórias, a Fota (Associação de Times da Fórmula 1) chegou a propor em março passado a escala 12-9-7-5-4-3-2-1 para os oito melhores competidores; encabeçada por Bernie Ecclestone, a FIA chegou até a anunciar no mesmo período a distribuição somente de medalhas de ouro, prata e bronze para quem subisse ao pódio. Ao final, ambas as propostas acabaram rechaçadas.
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