Grande concentração de pessoas e excesso de bebida alcoólica são alguns dos ingredientes das festas de Carnaval. Na cidade, balneários, clubes e avenidas, o período é de se divertir, mas também pode representar um problema. Dados da Delegacia Virtual da Polícia Civil (Devir) apontam aumento de extravio de documentos e furtos durante o Carnaval.
O primeiro passo ao ter o documento extraviado é registrar o Boletim de Ocorrência. Pelo site da Devir (http://devir.pc.ms.gov.br/dv) é possível relatar a perda de documentos, furtos simples e notificar pessoas desaparecidas. O B.O. também pode ser registrado nas delegacias das cidades.
Após registrar o boletim de ocorrência, orienta-se para que seja avisado ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa sobre o extravio. Com o aviso, o documento é marcado com alerta de fraude, que serve para que qualquer empresa que confira o crédito da vítima saiba que a informação foi roubada.
Sobre os furtos, é preciso informar a maior quantidade de informações sobre os suspeitos, como estatura, cor de cabelos, olhos e descrição da roupa. E a respeito de itens extraviados, como celulares, marca e modelo do aparelho podem ajudar na recuperação.
Em 2009, a Delegacia Virtual recebeu 610 registros de extravios de documentos, e 30 de furtos simples. Já em 2008, foram 461 extravios e 59 furtos simples. O serviço da Devir está disponível desde 2006.
Leia Também

Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal

Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van

Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista

Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos

Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos

Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas

Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença

Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
