Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Extrato de 13º de aposentados está disponível na internet

25 Nov 2006 - 10h39
O extrato de pagamento do INSS em dezembro, incluindo o valor do 13º salário, já está disponível para aposentados e pensionistas, pela Internet. Quem quiser conferir quanto ainda tem a receber de abono nos primeiros cinco dias úteis de dezembro (a data de pagamento varia conforme o final do benefício) já pode acessar o site www.mps.gov.br. É importante lembrar que a Previdência Social não envia mais comprovantes para a casa dos beneficiários.

Após entrar no site, basta clicar em "Extrato de pagamento de benefício". Em seguida, é preciso informar o número do benefício e a data de nascimento para verificar o contracheque. Mas é importante estar atento porque o segunda campo do extrato traz o valor integral do 13º salário. Como os aposentados e pensionistas já tiveram antecipação de 50% do abono em setembro, é preciso descontar o valor já pago, para ter o montante exato da parcela a receber agora.

Curiosamente, o último campo do contracheque traz o valor da primeira parte já paga. Entretanto, não há nenhuma explicação de que este montante é o que já foi liberado em setembro.Vale também destacar que o valor dos descontos, no rodapé do extrato, virá mais alto do que de costume, exatamente porque a parcela da antecipação será acrescentada no total de débitos.

Em setembro, o INSS gastou R$ 5,8 bilhões com o pagamento de 50% do abono a 20,8 milhões de aposentados e pensionistas do País, sendo 2 milhões no Rio. A diferença em relação ao número total de beneficiários da Previdência — 24,3 milhões de pessoas — se deve ao fato de quem nem todos fazem jus ao 13º salário.

Por lei, não têm direito aqueles que recebem amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora, salário-família e amparo assistencial ao idoso e ao deficiente (Loas). Quem está em auxílio-doença terá o pagamento proporcional ao número de meses em que está desfrutando do benefício, que é temporário. Se já vinha recebendo antes de setembro, possivelmente teve também antecipação de uma parcela. Agora, terá o restante.

 

 

 

 

O Dia

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA