Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Exposição na Catedral de Dourados marca os 50 anos da Diocese

9 Ago 2007 - 15h08
 

O fotógrafo e documentarista José Enedilton Barros lança hoje, às 19h30, no salão paroquial da Catedral Imaculada Conceição, a exposição de fotografias "Um Só Coração", que homenageia os 50 anos da Diocese de Dourados. São 75 imagens, dos 36 municípios que compõem a Diocese. O coquetel de lançamento do projeto, que começou em maio do ano passado, contará com a presença da banda da 4ª Brigada do Exército.

A mostra reúne fotos externas de 45 paróquias e da diaconia de Jateí. O trabalho foi amplamente apoiado pelos membros da Diocese. "Sem a ajuda deles seria impossível a conclusão de um projeto como esse. Tive de percorrer dezenas de cidades, fotografando detalhes e ângulos que muitas vezes passam despercebidos ao público", comenta o fotógrafo. A exposição também resgatou e restaurou imagens de bispos da Diocese. Todas as fotografias são em preto e branco, capturadas em sistema digital. José Enedilton já havia utilizado o mesmo sistema na mostra "Gente", que revelou os detalhes da Casa da Divina Providência.

A exposição, realizada no início do ano, no espaço cultural do Kikão Restaurante, reuniu 70 imagens, coletadas pelo documentarista que trabalhou como voluntário na entidade durante um ano. A idéia foi também foi uma homenagem de José Enedilton aos 50 anos da casa de assistência dirigida por Rosalina Colaço. Para o documentarista, a exposição "Um Só Coração" tem significado especial. "É um projeto diferente, um pouco trabalhoso. Percorri cidades como Taquarussu, Batayporã, Mundo Novo e Iguatemi", destaca.

"Em todas as cidades fui muito bem recebido pela comunidade católica, que agora poderá conferir o resultado dessas viagens", cita. A exposição segue até o dia 19 deste mês, aberta em horário comercial. A entrada é gratuita. "A exposição também será uma maneira da população de Dourados conhecer a arquitetura de diferentes paróquias do Estado", enfatiza José Enedilton. "O próprio tema destaca esta pluralidade: são muitos povos, vários caminhos e um só coração", frisa o fotógrafo.

Para o professor Paulo Nolasco, a exposição reflete valiosas fontes primárias da fotografia e reflete a convivência do documentarista com a Diocese de Dourados. José Enedilton pretende realizar no final do ano uma homenagem ao aniversário de Dourados. Ele planeja uma coletênea de imagens dos principais atrativos da cidade. "A idéia é enaltecer os aspectos positivos do município. Um olhar atento a tudo que nossa cidade tem de positivo", conclui o artista.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho