Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Exportação mineira de milho supera a de soja no primeiro trimestre

3 Mai 2011 - 10h51Por Agrolink

As exportações mineiras de milho no primeiro trimestre deste ano ultrapassaram, pela primeira vez, as vendas da soja para o mercado internacional. Os embarques de milho para o exterior alcançaram US$ 40,8 milhões, registrando crescimento de 1.104% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita com as exportações de soja em grão foi de US$ 23,8 milhões, com crescimento de 47,2% em comparação com o ano passado. Os números foram analisados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base nas informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).


Segundo o superintendente de política e economia agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), João Ricardo Albanez, o aumento da demanda em relação ao milho se deve ao aquecimento do mercado mundial e à disponibilidade de estoque para atender a procura internacional. “O país iniciou a safra 2010/11 de milho com estoque de passagem de aproximadamente 11 milhões de toneladas, enquanto que o volume armazenado de soja em grão era de 2,5 milhões de toneladas”, explica.

O superintendente da Seapa afirma, ainda, que o acompanhamento dos estoques mundiais aponta para uma redução ao longo dos anos. “Em 2001, o volume estocado de milho era suficiente para atender a demanda pelo período de 105 dias. Atualmente, o estoque garante o consumo por apenas 53 dias”, compara.

Ao mesmo tempo em que os estoques do milho vêm sendo reduzidos, aumenta a demanda pelo grão. Segundo a FAO (órgão das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), a produção de alimentos precisa dobrar em relação ao que é produzido hoje para atender a população em 2050. Na análise do superintendente da Seapa, a migração para os grandes centros urbanos, e o crescimento da economia dos países emergentes são fatores que contribuem para o aumento dessa demanda. “Quem antes cuidava do plantio passa a ser consumidor. Com o aumento do poder aquisitivo dos países emergentes cresce a procura por proteína (carnes, ovos, leite) proveniente de animais que dependem de ração para serem alimentados”, explica.

Para Albanez, na medida em que a cadeia produtiva investir em tecnologia da produção, logística e aprimorar os instrumentos de comercialização, criam-se condições para atender as demandas crescentes (interna e externa), além de estabelecer parcerias comerciais duradouras.

Exportações mineiras

Neste primeiro semestre, Minas Gerais exportou a produção de milho para 13 países. Os principais importadores foram o Vietnã (38,1%), Espanha (25,8%) e Venezuela (11,7%), Paraguai (6,6%) e Portugal (6,4%). O estado é o terceiro produtor de milho do país, com produção aproximada de seis milhões de toneladas, que correspondem a 11% da safra nacional.

De acordo com o superintendente, a utilização do Terminal Intermodal de Pirapora é outro fator que tem favorecido as exportações mineiras de milho. No ano passado, Minas Gerais exportou 122 mil toneladas pelo terminal ferroviário. O volume corresponde a cerca de 25% de todo o milho exportado pelo Estado naquele período. O terminal de Pirapora foi inaugurado em 2009 pela Vale/Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e faz parte do programa Pró-Noroeste, desenvolvido em parceria com o Governo de Minas, Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Faemg) e Banco do Brasil.

As informações são da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TURISMO 2021
Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?
SUA SAÚDE
Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar
SEU BOLSO
Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira
SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço