Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Exportação de vinhos brasileiros para a Holanda cresce 150%

1 Fev 2011 - 13h42Por

As vinícolas brasileiras aumentaram em 150% o valor exportado para a Holanda em 2010, na comparação com 2009.

Segundo informações levantadas pelo projeto Wines of Brasil (Wof), realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), os vinhos brasileiros vendidos à Holanda faturaram US$ 250,5 mil no ano passado, ante US$ 101 mil em 2009.

Este crescimento ocorreu em razão dos eventos realizados na Holanda em parceria com o Ministério das Relações Exteriores”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wof, Andreia Gentilini Milan.

O volume exportado também cresceu no mesmo ritmo. Em 2009, foram colocados 21 mil litros de vinhos brasileiros na Holanda, contra 52 mil litros em 2010. Empresas como Casa Valduga, Lidio Carraro e Miolo, sempre presentes nos eventos promovidos na Holanda, aumentaram significativamente suas vendas para o país dos moinhos.

A Lidio Carraro dobrou suas exportações para a Holanda em 2010; as da Casa Valduga cresceram quatro vezes; e a Miolo aumentou em mais de cinco vezes as suas vendas.

Andreia lembra que, nos últimos anos, estão sendo promovidas diversas degustações de vinhos brasileiros em parceria com o Itamaraty e a Embaixada do Brasil nos Países Baixos.

“Tanto em Amsterdã como em Haia convidamos críticos, jornalistas, sommeliers e compradores holandeses para apreciarem os produtos verde-amarelos. O resultado positivo é demonstrado pelo aumento nos negócios das vinícolas brasileiras”, ressalta.

O último evento na Holanda com participação dos vinhos brasileiros foi a Feira de Alimentos e Bebidas Horecava, realizada de 10 a 13 de janeiro.

Em sua 5ª edição, no centro de exibições RAI de Amsterdam, a feira reuniu 540 expositores de cerca de 30 países, atraindo mais de 51 mil visitantes, em sua maioria proprietários ou gerentes de restaurantes, hotéis e empresas das áreas de alimentos e bebidas.

“A Holanda possui características bem peculiares de consumo, é um país aberto a novos produtos”, comenta Ivens Signorini, da Embaixada do Brasil nos Países Baixos. “Os consumidores gostam de vinhos modernos e frutados, como os brasileiros”, comenta.

Ao contrário dos outros setores de bebidas alcoólicas, o mercado de vinhos na Holanda não é dominado por marcas. No total, há mais de 30 mil diferentes vinhos disponíveis.

“O mercado de vinhos é o único das bebidas alcoólicas que está crescendo nos Países Baixos”, aponta Ivens. Aurora, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo, Salton e Vinibrasil já exportam para a Holanda.(Apex-Brasil)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados