Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Expo-MS sedia encontro do comitê técnico em açúcar e álcool

19 Mai 2010 - 13h29Por Dourados News
Esta é a primeira vez que uma reunião Nacional Setorial é realizada em Mato Grosso do Sul e durante três dias profissionais, representantes de empresas e sindicatos do setor vão levantar o perfil profissional do trabalhador do setor sucroalcooleiro

Diante do bom desempenho da produção sucroalcooleira em Mato Grosso do Sul, o Estado sedia a reunião de implantação do Comitê Técnico Setorial Nacional do Técnico em Açúcar e Álcool, que vai traçar o perfil do trabalhador para atuar nesse setor. Os trabalho tiveram início hoje (19/05) e seguem até sexta-feira (21/05) durante a Expo-MS Industrial, que começou ontem à noite (18q05) e vai até sábado (22/05) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco.

Na abertura do evento na manhã desta quarta-feira, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a satisfação de receber durante a feira os integrantes do Comitê. “Nós do Sistema Indústria estamos aqui para assinar e assumir o compromisso, que permite a ampliação do nosso trabalho nesse setor. É muito importante que essa reunião esteja ocorrendo na nossa casa”, declarou Sérgio Longen.

Já o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, destacou que o grande desafio para o setor é a qualificação da mão-de-obra, que precisa ser feita com qualidade. Ele apresentou os números que comprovam o avanço das indústrias do setor no Estado. “Em 2009 o Estado teve expansão de 30,1% na produção canavieira, sendo o 2º maior crescimento observado no País, ficando atrás apenas do Estado de Goiás eu obteve 54,8%”, apontou, destacando ainda que Mato Grosso do Sul conta com 21 indústrias atuando no setor, sendo sete plantas com início das atividades no ano passado.

Ainda segundo Jaime Verruck, isso mostra que o Estado concentrou 28% das novas plantas que entraram em operação na Região Centro-Sul do País, proporcionando crescimento de 18,3% na produção de açúcar, saindo de 1 milhão de toneladas para 1,19 milhão. A produção de açúcar também apontou crescimento e deve alcançar 1,52 bilhões de litros em 2009, crescimento de 42,5% em relação a 2008. “Diante desse cenário é imprescindível investir em qualificação de mão-de-obra . As mudanças tecnológicas trazem transformações no mundo do trabalho, que vem se reconfigurando e colocando várias novas exigências para o setor”, destacou.

Comitê

Segundo o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai no Estado, Jesner Escandolhero, as reuniões do Comitê serão realizadas sem pré que houver necessidade de definir um novo perfil profissional para atendimento ao mercado. “Por isso a importância de estarmos com representantes de todas as frentes e dos oito principais Estados Produtores. Ao término da reunião nós teremos condições de apontar esse perfil”, explicou, acrescentado que os oito principais Estados produtores são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo.

Já a consultora do Senai Nacional, Céia Maria Steiner, detalhou que o encontro é uma ação do Programa Nacional Estratégico do Senai Nacional. “Esse trabalho é fundamental para traçar o itinerário formativo de educação profissional, para construir o perfil do profissional técnico de açúcar e álcool”, concluiu.

O presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Cezar de Hollanda, reforçou que a qualificação da mão-de-obra é o maior desafio do setor. “Sediar a reunião do Comitê traduz nosso interesse pela capacitação, queremos transformar o profissional leigo em um profissional capacitado e é disso que estamos tratando aqui”, disse.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul