Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 29 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Expansão do plantio de florestas atinge 390 mil hectares em MS

1 Fev 2011 - 13h14Por Correio do Estado

Passados os efeitos da crise econômica mundial, iniciada em setembro de 2008 nos Estados Unidos, a silvicultura voltou a crescer com mais força em Mato Grosso do Sul. Levantamento preliminar da Associação sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore-MS) indica aumento de 26,7% na área plantada de eucalipto e pinus em 2010 no Estado, em relação ao ano anterior. O percentual é três vezes superior ao crescimento de 8,3% verificado em 2009.

Após o fim dos efeitos do “furacão” econômico causado pelo setor imobiliário norte-americano, as empresas de celulose retomaram os projetos de investimento no Estado. E os investimentos se refletiram no aumento da área plantada de florestas. Em 2009, segundo a Associação Brasileira de produtores de Florestas Plantadas (Abraf), houve crescimento de 8,3% na área plantada em relação a 2008, de 284 mil para 307,7 mil hectares. No País, no mesmo período, o setor cresceu 2,5%, de 6,158 milhões para 6,3 milhões de hectares. O aumento foi metade do registrado em anos anteriores, de 5,5% ao ano.

No ano passado, conforme dados preliminares da Reflore-MS, a área de cultivo de florestas no Estado cresceu 26,7%, de 307,7 mil para 390 mil hectares. O aumento só não foi maior porque houve redução de 68% da área de pinus, de 16,8 mil para 10 mil hectares. Já as florestas de eucalipto cresceram 31% em um ano, de 290,8 mil para 380 mil hectares.


Vale da celulose

O governador André Puccinelli (PMDB) confirma a expectativa de transformar a região leste em “Vale da Celulose”. Três Laboas receberá mais duas fábricas, a da Eldorado Florestal e a segunda, da Fibria. A quarta deverá ser da multinacional portuguesa Portucel, que avalia a a instalação entre os municípios de Santa Rita do Pardo e Bataguassu. Apenas estas três empresas deverão precisar de 740 mil hectares de florestas plantadas, segundo o diretor executivo da Reflore-MS, Benedito Mário Lázaro.

Por isto, o Estado antecipou em 10 anos a meta de atingir um milhão de hectares de florestas plantadas em 2020, segundo Lázaro. Inicialmente, o plano estadual previa alcançar este número só daqui a 19 anos.


Oportunidade

A maior parte dos 390 mil hectares de florestas é cultivada por empresas ou fundo de pensão. Segundo Benedito Mário Lázaro, os produtores rurais representam 30% (117 mil hectares) do total cultivado no Estado. No entanto o cultivo de eucalipto e pinus é uma alternativa de renda para o produtor rural, segundo o diretor do Painel Florestal, Robson Trevisan. Ele ressalta que o rendimento por hectare com eucalipto é três vezes superior ao obtido com a pecuária.

Desde 2008, a empresa realiza seminários, congressos e feiras para divulgar as vantagens da silvicultura no Estado. Trevisan explica que o ideal é o produtor destinar parte da propriedade para o plantio de florestas. Além de garantir a recuperação da área degradada, ele poderá obter renda de R$ 30 mil por hectare com o cultivo do eucalipto. “É um investimento (R$ 3 mil por há) de longo prazo”, alerta o diretor do Painel Florestal.

Na região leste, o produtor poderá vender o eucalipto para as empresas de celulose e siderúrgicas. Já na região oeste do Estado, o mercado é formado pelas fábricas de ferro-gusa.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
Estátua que seria homenagem para João Carreiro desagradou família / Redes Sociais/Repórter TopFAMÍLIA SE REVOLTA
Família se revolta com homenagem a João Carreiro: 'músicas sem autorização e estátua nada parecida'
Sósia
Professora acusada de se relacionar com ex-aluno adolescente desabafa