Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Exército reforça o combate à dengue

4 Fev 2010 - 09h14Por Dourados Agora

Soldados estão ajudando os agentes de saúde a eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti

Nove bairros de Dourados concentram 40% dos casos de dengue
Soldados do Exército da 4ª Brigada da Cavalaria Mecanizada aderiram à campanha de combate à dengue e estão vistoriando residências, juntamente com os agentes de saúde. Esta parceria se repete todos os anos com o objetivo de unir esforços para eliminar criadouros do Aedes aegypti.
A força-tarefa de ontem foi concentrada no Jardim Izidro Pedrozo, local com maior número de notificações de casos de dengue.
Último levantamento divulgado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica revela que foram registrados 35 casos de dengue, naquele bairro. O Jardim Flórida II está empatado, consagrando-se um dos bairros com maior número de infestação do mosquito.
Na vistoria de ontem, os agentes receberam reclamações dos moradores do Izidro Pedroso de que os focos da dengue estariam concentrados nos cemitérios municipais, próximo dali.
A dona de casa Maria Cavalcante foi uma das vítimas da doença. Ela se recuperou dos sintomas clássicos da dengue há uma semana e diz que tanto ela como os vizinhos cuidam dos seus quintais.
“As pessoas aqui da rua se reuniram para pedir colaboração, um ao outro, sobre os cuidados de manter o terreno limpo. Pelo que sei, todos estão cumprindo com a promessa, mesmo assim quatro pessoas da rua pegaram a doença”, disse ela.
Devido a reclamação dos moradores, agentes de saúde  e soldados do Exército se deslocaram para os cemitérios Bom Jesus e o Santo Antônio de Pádua, na Vila Industrial, bairro vizinho ao Izidro. Lá, eles encontraram muitos recipientes que serviam de criadouro para o mosquito, mas poucos concentravam água, devido o sol escaldante nos últimos dias.
“Os agentes detectaram apenas três vasilhames fixos nos túmulos com pequena quantidade de água, mas nenhum deles tinha focos da dengue”, disse o coordenador de Controle de Vetores, agente de saúde, Sebastião Marcondes. Ele frisa que a manutenção do cemitério é feito a cada 15 dias. “É um critério definido. Cemitérios, borracharias e ferros velhos são vistoriados duas vezes ao mês. As demais localidades, como residências, a cada 60 dias”, esclareceu.
Do cemitério foram retirados muitas garrafas pet de dois litros, plásticos que revestem ramalhetes e potes de flores que não têm o fundo perfurado. “Vasculhamos tudo. Qualquer tipo de objeto que serve de criadouro, sempre são retirados”, disse Sebastião Marcondes.
Um dos maiores problemas encontrados pelos agentes foi o grande número de vasos de plásticos esparramados pelo cemitério.
Muitos desses vasilhames já não tinham as flores de enfeite e eram o principal alvo para o mosquito depositar as larvas. Os soldados e os agentes encheram vários sacos de lixo com materiais plásticos que serviam de criadouro.
CASOS

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, além do Izidro Pedroso e Flórida II que ocupam o primeiro lugar em casos de infestação, outros sete bairros também concentram grande número de pessoas com dengue. Na sequência de infestação são eles: Jardim Clímax, 4º Plano, Vila Cachoeirinha, Jardim Piratininga, Novo Horizonte, Nova Dourados e Jardim Água Boa. Todos esses bairros representam 40% dos casos notificados em Dourados.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados