Menu
SADER_FULL
quarta, 23 de junho de 2021
Busca
Brasil

Ex-diretor da Ferrari, Jean Todt é eleito o novo presidente da FIA

23 Out 2009 - 10h06Por Terra

Com uma vítória arrasadora, o francês Jean Todt, ex-diretor da Peugeot e da escuderia de Fórmula 1 Ferrari, foi eleito nesta sexta-feira como novo presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Para assumir o posto ocupado pelo britânico Max Mosley, Todt recebeu 135 votos - 100 a mais do que seu adversário. Foram registradas apenas 12 abstenções.

Todt, 63 anos, superou na votação o ex-piloto de rali finlandês Ari Vatanen, 57 anos, com quem trocou algumas farpas antes do pleito. O apoio de Mosley a sua candidatura, porém, pesou a favor do francês.

Mosley, presidente da FIA desde 1993, contribuiu durante quatros mandatos para melhorar a segurança do esporte automobilístico, mas desde 2008 estava em posição frágil por um escândalo relacionado a sua vida privada.

Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da F1, também manifestou seu apoio a Todt e o francês, diante do favoritismo às vésperas da eleição, prometeu começar a trabalhar "(a partir) de uma folha branca de papel em todos os níveis".

Das pistas para os bastidores

Nascido em 25 de fevereiro de 1946 em Pierrefort, sul da França, Jean Todt iniciou a carreira como piloto de ralis e foi vice-campeão do mundo em 1981 como co-piloto de Guy Fréquelin.

Diretor da Peugeot Sport entre 1982 e 1993, Todt foi um dos responsáveis pelos quatro títulos mundiais (dois de pilotos e dois de construtores) conquistados pela montadora antes de ser contratado pela Ferrari.

Sob seu comando, a equipe italiana conseguiu 98 vitórias e 13 títulos mundiais da F1 (seis de pilotos e sete de construtores), graças, entre outros motivos, à hegemonia do piloto alemão Michael Schumacher.

Deixe seu Comentário

Leia Também

APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid
COPA AMÉRICA
Com mudanças, Brasil encara Colômbia para garantir liderança do grupo
JOGOS ONLINE
Expectativas para legalização de jogos de azar movimenta mercado internacional
Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo