Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Evangélico carioca será o mais jovem no Congresso

4 Out 2006 - 15h55
Deputado federal mais jovem eleito no Rio de Janeiro, o estudante e empresário Filipe Almeida Pereira se elegeu aos 22 anos para o Congresso, pelo Partido Socialista Cristão (PSC). Obteve 51.062 votos, apresentando-se aos eleitores com o nome de Filipe Rio de Cara Nova.

"O novo é capaz de realizar mudanças e está indignado com a corrupção na política", discursa Filipe, que vai conciliar suas atividades parlamentares com o 6º período da faculdade de Ciências Atuariais - matemática ligada à administração de seguros e fundos de pensão.

Nascido e criado na Vila da Penha, onde mora atualmente, evangélico "de berço" e sócio do pai numa empresa de corretagem de seguros, Filipe começou a militância política aos 15 anos, em passeatas e panfletagens de apoio a um tio que se candidatou a vereador pelo PT.

Em 2004, Filipe tentou ser vereador e obteve 11 mil votos, virando suplente do partido. Agora conseguiu se eleger deputado federal como presidente da Juventude Nacional do PSC.

"Defendo o acesso do jovem ao primeiro emprego e as classes a que pertenço: a igreja evangélica e os microempresários. Lutarei em defesa de menor carga tributária, que hoje é pesada e sufocante", diz ele.

Se a cara é de menino, a conversa de Filipe é a de um político veterano, evitando brincadeiras e gírias. Também é sucinto ao comentar suas idéias. Aguardando a decisão de seu partido para manifestar apoio nas eleições presidenciais, o mais jovem deputado é também um entusiasta das Forças Armadas. Ele acredita que a instituição militar pode auxiliar na preparação da juventude.

"As Forças Armadas precisam de um orçamento maior, pois têm hoje uma ótima qualidade de ensino e valores, doutrina e senso de hierarquia. É uma excelente maneira de começar a preparar os jovens para a vida. E podem reduzir em muito a carência e a falta de oportunidades", afirma Filipe.

Líder no partido e na igreja
Liderando jovens em seu partido e também na Assembléia de Deus de Madureira, que freqüenta desde criança e onde é diácono, Filipe diz que as atividades política e religiosa não se misturam em sua vida. E que não foi eleito com votos evangélicos. "O Pastor Manoel Ferreira foi o candidato eleito por minha igreja".

Noivo e afeito ao motociclismo ("só nas estradas porque trilhas são perigosas"), Filipe gosta de estar com a família e relaxar com os amigos. Conforme está indicado em página no Orkut (site de relacionamento), pratica atividades, como o paintball, desferindo tiros de tinta para aliviar as tensões.

 

 

Terra Redação

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço