Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Estudo inédito desvenda atuação de proteína em células cancerígenas

8 Nov 2010 - 09h12Por Jornal da Unicamp

Estudo inédito sobre a atuação da proteína ARHGAP21 em células de câncer de próstata e endoteliais normais, realizado pela bióloga Mariana Lazarini, apontou que se trata de uma possível molécula alvo para o tratamento de tumores, cujo crescimento anormal, incontrolado e progressivo de tecido se dá por rápida proliferação celular.

A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Bioquímica, Biologia Molecular e Celular, pertencente ao Hemocentro da Unicamp, sob a orientação da professora Sara Saad, diretora da Divisão de Hematologia e supervisora do Laboratório.

A pesquisa resultou ainda na tese de doutorado de Lazarini, defendida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A pesquisadora esclareceu que o gene ARHGAP21 foi sequenciado e descrito pela primeira vez em 2002, por outra aluna da professora Sara Saad, Daniela Basseres.

Já era previsto de que se tratava de um gene importante porque sua sequência contém regiões de regulação sobre outras proteínas já muito bem estudadas e importantes no âmbito do genoma.

A partir do projeto Genoma do Câncer, explicou Lazarini, foram descritas pequenas sequências de genes expressos em neoplasias, porém suas funções ainda não eram conhecidas.

“Ou seja, não se sabia qual a importância da proteína ARHGAP21 na célula.

O objetivo do nosso estudo foi, então, estudar a função dessa proteína em dois diferentes modelos celulares”, contou a bióloga.

Duas alunas anteriores do grupo da professora Sara já haviam estudado as atuações da proteína em células do coração e do sistema nervoso, e estes trabalhos serviram de base para a pesquisa de Lazarini.

O trabalho constitui-se em um importante passo para a compreensão das funções de ARHGAP21 em células endoteliais normais e de carcinoma de próstata.

A escolha do câncer de próstata, explicou a bióloga, recaiu sobre o fato de ser a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil, fcando atrás apenas do câncer de pulmão.

Ademais, a partir de dados obtidos previamente, já se tinha conhecimento de que a proteína ARHGAP21 tem importantes funções em outros tumores.

Sendo assim, é possível que esse gene seja usado no futuro como alvo terapêutico, através da diminuição de sua expressão por terapia gênica ou agentes químicos.

Durante cinco anos, Lazarini analisou linhagens celulares – que são células provenientes de pacientes do mundo todo – adquiridas de um banco de células nos Estados Unidos.

“Isso é interessante porque a mesma célula que eu utilizo, outros grupos do mundo também usam.

Podemos comparar resultados”, avaliou. No entanto, a pesquisadora ressalta que é preciso, agora, partir para análises da proteína em pacientes e não apenas em linhagens celulares.

O próximo passo, segundo ela, é avaliar um grande número de portadores de câncer de próstata e também um grande número de pacientes normais.

Assim, será possível ver como é a expressão basal dessa proteína para saber se ela está alterada nos pacientes com câncer.

“Poucos estudos foram realizados com o intuito de descrever a função dessa nova proteína, descrita em 2002”, afrmou Lazarini.

Três aspectos importantes do câncer são a migração, adesão e proliferação celular, que se encontram alterados em relação às células normais.

Para a célula cancerígena se espalhar e entrar em metástase, ela precisa migrar e controlar o processo de adesão, soltando-se e aderindo em novos locais.

Além disso, é muito importante verifcar o processo de proliferação celular, uma vez que as células cancerígenas executam esse passo muito mais rapidamente que as células normais.

O papel da ARHGAP21 em todas estas fases foi investigado pela bióloga em linhagens celulares, cujos resultados serão de grande impacto junto à comunidade acadêmica.

Na outra ponta, com relação ao paciente, Lazarini disse que objetivos como os dela, de investigar a função de uma proteína em uma doença, é sempre no final é encontrar novos tratamento que atuem especificamente sobre esta proteína.

Especificamente com relação ao câncer de próstata, a pesquisadora disse que regularmente o problema está no tratamento.

“O tratamento desse tipo de câncer muitas vezes é feito com terapia anti-androgênica, porque quanto mais hormônio, mais o tumor cresce.

Só que existem muitos efeitos colaterais e ao longo do tempo. Muitos pacientes deixam de responder ao tratamento”, observou.

Os estudos de migração celular foram conduzidos por Lazarini no King´s College London, em Londres (Inglaterra), sob supervisão da professora Anne Ridley, durante seu estágio sanduíche de 6 meses, como parte de seu doutorado.

Atualmente, refletiu a bióloga, uma das buscas da ciência é descobrir quais genes são diferencialmente expressos ou ativos em determinados tipos de câncer para poder fazer um diagnóstico e tratamento adequados. “Muita gente está trabalhando nisso”, concluiu

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto