Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de abril de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Estudo aponta que 20% dos jovens dirigem sem habilitação

24 Abr 2007 - 04h11
 

Um em cada cinco adolescentes brasileiros entre 16 e 17 anos está dirigindo mesmo sem idade para ter carteira. Essa é uma das revelações de uma pesquisa inédita, feita com mil jovens, que tenta descobrir por que eles correm tanto no trânsito. O resultado desse estudo será apresentado em Genebra (na Suíça), na Semana Mundial de Segurança no Trânsito, promovida pela ONU e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a OMS, todo ano 400 mil jovens morrem em todo o planeta vítimas de acidentes de trânsito. No Brasil, dos 26.409 mortos no trânsito em 2005, 27% tinham entre 18 e 29 anos. "Hoje, o trânsito mata mais do que as guerras quando se fala de jovens", afirma a coordenadora da pesquisa brasileira, Nereide Tolentino.

Durante a pesquisa, foi feita uma constatação preocupante: 20% dos entrevistados admitiram dirigir carro ou moto sem habilitação. "Eu conheço uma pessoa que pega carro escondido do pai, tira racha, corre", diz Danilo Navarro, de 19 anos.

Para Nereide, os pais têm uma parcela de culpa nesses casos. "Estou absolutamente convicta da co-responsabilidade dos pais pelos menores estarem dirigindo sem carteira de habilitação", afirma a pesquisadora. 

 Bebida e adrenalina

E para quê tanta pressa? A maioria admitiu que o jovem corre mais, sim, e que a bebida e a adrenalina são os principais motivos. "O cara está no farol, pára outro carro mais potente e mexe com ele. O cara quer mostrar que é macho e aceita correr pela adrenalina e para provar que seu carro é mais rápido que o dele", comenta Ronaldo Nascimento, de 22 anos.

Quando o assunto é punição, uma surpresa: os jovens acham que a multa não resolve. Isso porque não é ele quem paga, são os pais. "Recebi uma sugestão muito interessante: quem cometeu infração pode passar um tempo fazendo travessia de pedestres, pintando faixa no chão, ajudando a regular o semáforo", diz Nereide Tolentino.

 

 

TV Morena

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL 2019
Relembre os principais momentos esportivos do Brasil em 2019
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo abre inscrições para contratar 751 profissionais de saúde em MT
BRASIL - 175 MORTOS
Casos de coronavírus no Brasil em 31 de março
SEQUESTRO
Depois de quase 3 horas, homem que fazia ex-esposa de refém se entrega
DOURADOS - COMÉRCIO CONTINUARÁ FECHADO
Sem acordo, Délia diz que comércio continuará fechado na 2ª maior cidade do Estado de MS
JATEÍ - AÇÃO SOCIAL
JATEÍ: Detentas doam seus cabelos para pacientes com câncer do Hospital do Câncer de Barreto
SEU BOLSO
FGTS: trabalhador tem até hoje para fazer saque de até R$ 998
COVID-19
VÍDEO: Com irmão internado, cantor Mariano está assintomático para o novo coronavírus
NO LIMITE
"A gente já chegou no limite", diz Bolsonaro sobre economia do país
SHOW HUMANIZADO
Com 5 horas de live, Gusttavo Lima arrecada 100 mil para combater o Covid-19