Menu
SADER_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
EDUCAÇÃO

Estudantes de MS participam da Prova Brasil a partir de hoje

9 Nov 2009 - 07h19Por Notícias.MS
Estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas com 20 ou mais alunos participam da Prova Brasil – 2009, que acontece entre hoje (09) e 13 de novembro, em Mato Grosso do Sul. A Prova Brasil é uma avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). Além de tornar público o desempenho das escolas, os resultados da Prova Brasil - 2009 serão usados para compor as médias do próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Inep define as escolas a partir dos dados coletados pelo Censo da Educação Básica de 2009, não sendo necessário realizar nenhum tipo de adesão. De forma amostral serão avaliados, também, estudantes da rede privada de ensino e alunos do 3º ano do ensino médio das redes pública e privada – esse grupo é chamado Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Em Mato Grosso do Sul, a avaliação abrangerá 79.396 alunos, 2.883 turmas e 781 escolas em todos os municípios. Não fazem parte do recorte da Prova Brasil e SAEB as matrículas em turmas multisseriadas, em escolas que oferecem exclusivamente o ensino especial, na educação de jovens e adultos e em escolas indígenas que não ensinam a língua portuguesa.

As provas avaliam habilidades e competências em Língua Portuguesa (com foco em leitura e interpretação de texto) e Matemática (com foco na resolução de problemas), cujos resultados, previstos para divulgação no primeiro semestre de 2010, comporão as médias do próximo Ideb.

Como resultado, fornece as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas públicas participantes, as quais receberão um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais, exceto o ensino médio que fornece o resultado por rede de ensino. Os boletins também serão disponibilizados no site do Inep para consulta de toda a sociedade.

Os indicadores fornecem o diagnóstico da qualidade do ensino dos sistemas educacionais do País, possibilitando aos gestores tomadas de decisão voltadas à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades de melhoria e aprimoramento da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado