Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Estudante da EJA da rede estadual é aprovada em vestibular

21 Nov 2006 - 14h30
Irma Celestina Marques Rios, moradora do bairro Universitário, na Capital, ingressará no próximo ano no curso de Serviço Social da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A conquista da estudante, de 61 anos de idade, é motivo de orgulho para a escola estadual Elvira Mathias de Oliveira. Após 43 anos fora da sala de aula, Irma resolveu terminar o ensino fundamental e médio, através da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Eu parei na 6ª série, ou 6º grado, como era chamado na Argentina”, conta. Nascida no Rio Grande do Sul, mas criada desde pequena no país vizinho, Irma teve uma trajetória cheia de idas e vindas, até chegar em Campo Grande em 1967, grávida e recém-desquitada. Há 21 anos é moradora do Universitário e, desde sua chegada à Capital, procurou se aperfeiçoar profissionalmente, mesmo sem ter concluído a escolarização. “Meu primeiro emprego foi em uma farmácia aqui na cidade, era caixa. Já o último foi em uma maternidade, como supervisora hospitalar”.

A vontade de terminar os estudos foi motivada pelo retorno da filha aos bancos escolares. “Eu queria acompanhá-la, e daí acabei terminando mais rápido que ela”, observa. Irma se matriculou em 2005 na primeira turma da EJA de ensino médio da escola estadual Elvira Mathias de Oliveira. Acabou se adaptando muito bem ao ritmo das aulas, assim como no entrosamento com seus colegas de classe, mais novos. “Eu era a vais velha da escola, mas me considero uma mulher de 40, não de 60”. Ela conta que, mesmo com as limitações da idade, fazia questão de participar de todas as atividades, até mesmo nas aulas de Educação Física.

Além dela, outros três estudantes da escola, também da EJA, foram aprovados no vestibular. “Tem de mudar essa mentalidade de que a EJA é só para tirar o diploma de 2º grau. É sim uma oportunidade para que as pessoas possam concluir os estudos para entrar numa faculdade”, afirma a futura universitária. “Os maiores incentivadores foram os próprios professores, que conseguiram transmitir o conteúdo previsto na ementa da EJA, além de preparar-nos para as provas do vestibular”.

No ano que vem, Irma quer participar também do vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), concorrendo para uma das vagas do curso de Direito. “Também quero prestar um concurso e continuar estudando, só assim eu não vou envelhecer”.

Mãe de três filhos e avó de quatro netos, Irma se sente realizada por poder entrar numa universidade, e já pensa onde irá estagiar: no centro de saúde do bairro. “Gosto muito de ter o contato com as pessoas, ajudá-las no que for necessário”. Depois da graduação, só faltará mesmo um mestrado e doutorado para a estudante. “Já pensou eu com uma bolsa de mestrado, nossa... vai ser muito bom”.

EJA - A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que objetiva dar a oportunidade da escolarização nas etapas de ensino fundamental (em quatro anos) e médio (em dois anos). Para ingressar nessa modalidade, o aluno deverá ter 14 anos para a etapa do Ensino Fundamental e 17 anos para a etapa do Ensino Médio. Para outras informações ligue no telefone (67) 3318-2333.
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS