Menu
SADER_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Estratégia contra fogo em recicladora de pneus dá resultados

5 Jan 2010 - 15h56Por MS Notícias

O trabalho de contenção do incêndio em uma indústria de reciclagem de pneus na Capital com o uso de retroescavadeiras, desencadeado ontem (4), já apresenta bons resultados. As equipes conseguiram remover grande parte das pilhas de pneus e espalhá-las, de modo que os esguichos de água possam penetrar e extinguir a queima. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, acompanhou esta manhã (5) as equipes de cerca de 20 militares que estão atuando na ocorrência. Ele avalia que até quinta-feira todo o incêndio possa ser contido, em um prazo menor que o de uma semana, como previsto antes da adoção da nova estratégia.



“O trabalho de resfriar e desempilhar os pneus, para que os bombeiros em seguida completem a extinção da queima, está surtindo efeito. Acredito que entre quarta e quinta-feira o incêndio esteja totalmente contido”, disse o coronel Ociel. O trabalho é lento, porque exige cuidados. De acordo com o comandante, depois de resfriados superficialmente e desempilhados, os pneus ainda levam algumas horas até o total desaquecimento. De montanhas de material, as peças precisam ser desagrupadas, em montes de no máximo 40 centímetros de altura em relação ao solo, para que a água consiga penetrar. Isso significa que não mais que dois pneus podem ficar sobrepostos.



O Corpo de Bombeiros trabalha com cerca de 20 homens e três viaturas de combate a incêndio – uma com capacidade de 30 mil litros, e duas de seis mil litros. Dois caminhões pipa da prefeitura estão sendo usados para reabastecer as viaturas. O trabalho é contínuo até às 18 horas, quando os operários das máquinas param. Durante a noite, os bombeiros mantêm uma equipe de prontidão até a retomada da operação no dia seguinte.



Fumaça branca



Com o avanço do trabalho dos bombeiros, já houve mudança na qualidade do ar. O coronel Ociel constatou que a quantidade de fumaça escura exalada ficou menor, e que agora uma fumaça mais esbranquiçada pode ser vista. “É uma fumaça mais branca, com partículas de água, menos prejudicial que a fumaça negra cheia de fuligem”.

Leia Também

CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore