Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Estado quer reduzir criminalidade com o “MS Forte Segurança”

31 Mar 2011 - 06h30Por

Em fase de implantação no Estado, o Plano de Redução da Criminalidade “MS Forte Segurança” terá metas estabelecidas para gestores e instituições da segurança pública para uma diminuição nos crimes de 6 a 8%, conforme explica o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. Segundo o secretário, as metas serão cobradas já no próximo semestre.

“Haverá um monitoramento das instituições policias em dois viéses: um de 6% ao ano e outro de 8%, abrangendo todos os crimes. Alguns devem ser reduzidos entre 15 a 20%, outros reduzirão menos, mas a média é esta. Para isto teremos acompanhamento mensal em relação ao cumprimento das metas”, aponta o secretário.

Para Jacini o foco deve estar principalmente em apresentar resultados efetivos na redução de crimes de maior potencial ofensivo, que são os que mais afligem a sociedade. “Cobraremos uma gestão que vai ter metas, indicadores de cumprimento de metas para os dirigentes e as instituições. E também redução em todos os crimes, em especial aqueles que mais afligem a sociedade, que são homicídio, drogas e roubos e furtos”, reforça.

Conforme o titular da Sejusp, uma das formas de atuação das forças policiais para a redução de crimes será a gestão de responsabilidade territorial compartilhada. “Campo Grande, por exemplo, é dividida em sete áreas. Em cada área dessas nós temos batalhões, companhias e pelotões. Em todo o Estado temos também delegacias regionais e delegacias especializadas. Então, as autoridades dessas instituições são responsáveis pela diminuição da criminalidade naquela área de atuação”, explica.

Ações transversais à segurança também devem contribuir para a queda do número de crimes em Mato Grosso do Sul. “Melhoraremos os índices sociais abrangendo outros setores de governo, como saúde, educação e bem-estar social, através de suas secretarias que estarão atuando em contrapartida às ações da segurança pública”, observa Jacini.

O secretário esclarece ainda que a ação busca reverter em índices de redução da criminalidade todo o investimento aplicado pelo governo do Estado em segurança nos últimos quatro anos.

“Ao mesmo tempo que nós adquirimos nossa força de trabalho, está sendo realizado agora neste segundo governo um trabalho em cima da gestão”, diz Jacini, que apresenta também boa parte dos investimentos em números: “Foram incorporados 2.781 servidores para a segurança pública (entre policiais civis e militares e servidores da Agepen e das Uneis). Foram realizados 828 cursos de capacitação, adquiridos 1.046 viaturas e 1,7 mil computadores”, enumera.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto